Comunicação comunitária na América Latina será debatida na Bienal da UNE

Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, no âmbito da 13ª Bienal da UNE, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, a Agência de Notícias das Favelas promove o 2º Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária, o ELACC, com o apoio da União Nacional dos Estudantes, LAB Cultura Viva, projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro e patrocínio do Ministério do Turismo, do governo Federal.

Durante três dias, comunicadores comunitários latino-americanos vão debater estratégias e visões sobre a conjuntura no continente e os desafios da comunicação comunitária para os próximos anos. Ao fim de cada dia de atividades, debatedores e participantes poderão curtir um fim de tarde de shows e lançamentos de livros, entre outras atividades, para aliviar a tensão da galera.

Primeiro dia

A abertura do ELLAC ocorrerá com muita alegria, ao som dos grupos de cultura popular Maracatu Baque Mulher, Grupo Afro Agbara Dudu e Afrolaje, que, em cortejo, irão abrir os trabalhos.

Em seguida, no espaço Atmosfera, haverá a mesa de abertura mediada pelo jornalista, diretor e fundador da Agência de Notícias das Favelas (ANF), André Fernandes.

Ele irá debater o tema Mídia e Democracia na América Latina, com convidades Mario Rodriguez (Bolívia), Eduardo Balán (Argentina), Talles Lopes (Mídia Ninja/Brasil) e Dani Araujo (Ponto de Cultura Bem TV – Brasil).

E, para fechar o dia, nada como a noite, que será animada com a apresentação de Pipa Vieira e Exquadrilha, na Laje, a partir das 17h.

Segundo dia

No segundo dia, a mesa acontecerá novamente no espaço Atmosfera e será mediada pelo gestor cultural, dramaturgo e escritor Alexandre Santini. O tema Cultura Viva e Comunicação Comunitária na América Latina será debatido com convidades Jandira Feghali (Deputada Federal – Brasil), Dario Queiroga (Chile), Mãe Beth de Oxum (Pernambuco -Brasil), Célio Turino (Brasil), Marel Angeles Reyes (Peru) e Isaac Penaherrera (Equador).

A partir das 18h, na Laje, vai rolar o lançamento do livro Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil, organizado pelo jornalista, diretor e fundador da Agência de Notícias das Favelas, André Fernandes

Também haverá um animado show do grupo Mandinga Beat, com participação especial da Mãe Beth de Oxum.

Terceiro dia

Neste dia rola conversatório 2013 – 2023 – Cura, Revolução e Bem Viver, no espaço Atmosfera, e irá debater o tema 10 anos do I Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

Haverá a presença des convidades Eduardo Balán (Argentina), Ivana Bentes (Brasil), Dario Quiroga (Chile), Mario Rodriguez (Bolivia), Dani Pabon (Equador), Luisa Velasquez Santiago (México), Alexandre Santini (Brasil), André Fernandes (Brasil) e Marcelo das Histórias (Brasil).

A partir das 17h, na Laje, acontece a atividade cultural com o tema Cultura Viva e Comunicação Comunitária na América Latina, que vai fechar o II ELACC com chave de ouro em uma apresentação do grupo Afroribeirinhos.

Apoio da UNE

Serão três dias intensos, de muitas trocas e aprendizados sobre comunicação comunitária e cultura popular. O evento é totalmente gratuito e os participantes ainda poderão aproveitar as atrações da 13ª Bienal da UNE, anfitriã do ELACC e aliada de primeira hora para os anos de lutas e vitórias que se avizinham.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas