Coluna Favela S/A Setembro

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Crédito: Reprodução LinkedIn

A tecnologia avança em uma velocidade impressionante e diariamente surgem novas plataformas, aplicativos e ferramentas para ampliar o alcance do que precisa ser noticiado, promovido, divulgado. Mas grande parte da população ainda não tem acesso à internet e é justamente aí que a comunicação comunitária e o jornal impresso ganham protagonismo.

Nesta coluna, Marcus de Barros Pinto, Superintendente de Comunicação Externa da Neoenergia, explica o trabalho realizado pela instituição para informar e orientar a população sobre segurança em redes de energia elétrica. 

Superintendente da Neonergia – Coluna Favela SA

A Neoenergia sempre faz campanhas educativas sobre ligações clandestinas?

Tratamos desse tema nas ações educativas de segurança com orientações de que ligação clandestina é crime e pode causar acidentes fatais. Abordamos o tema também nos perfis de Dona Neia, personagem de segurança da Neoenergia, bem como em nossas redes sociais e nos releases para a imprensa. É um trabalho de educação continuada. É importante que a sociedade saiba dos riscos de intervenção indevida na rede elétrica! Como diz Dona Neia, “não vacile, não!”

As ações vêm dando resultado?

Acreditamos que as pessoas cada vez têm mais consciência. A estas ações de comunicação se somam outras como regularização de clientes e combate às intervenções indevidas.

Como a Neoenergia enxerga o poder da Comunicação Comunitária?

A comunicação comunitária é fundamental para a aproximação da empresa com as comunidades nas suas áreas de atuação. Acreditamos que ela tem um caráter e um viés que traz um conceito e uma linguagem específica voltada para esse público-alvo, impactando e contribuindo para a identificação e absorção da mensagem pela comunidade. Desta forma, conseguimos formar embaixadores da marca de maneira espontânea.

Quais projetos envolvendo as favelas a Neoenergia participa e muita gente desconhece?

A Neoenergia, por meio da Neoenergia Coelba e Neoenergia Celpe, apoiou, em 2019, o projeto A Voz da Favela, que visava capacitar pessoas da comunidade para a produção de conteúdo. Os projetos próprios das distribuidoras em comunidades são realizados por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel, com o propósito do uso eficiente e racional da energia elétrica, como a troca de lâmpadas por LED, ações educativas sobre o uso racional da energia elétrica e troca de materiais recicláveis por desconto da fatura de energia.

Matéria publicada originalmente no jornal A Voz da Favela edição (setembro/2021)

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