Coluna Favela S/A outubro

Favela
Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas - Crédito: Divulgação

Educação, meio ambiente e sustentabilidade são processos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer país. E é justamente na infância, onde eles se conceituam. Com isso, possibilitar oportunidades para que a comunidade esteja envolvida na construção de uma sociedade mais responsável e participativa, torna-se essencial. 

Nesta coluna, Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas, conta sobre as atividades realizadas pela instituição na promoção de ações para o desenvolvimento sustentável. 

Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas – Crédito: Divulgação

1) Quais as ações sociais envolvendo crianças vocês desenvolvem? 

O Grupo Cataratas apoia diretamente ações de educação recebendo em todos os parques visitas sociais de instituições de atendimento a crianças e adolescentes. Através de um cadastro on-line recebemos as demandas e as visitas são agendadas e realizadas sempre com a presença de um educador ambiental. Além disso atuamos em projetos junto a comunidades vizinhas dos parques em apoio a iniciativas de fomento ao esporte, como por exemplo, o projeto de futebol infantil na comunidade dos Guararapes, e outras iniciativas como campanhas de arrecadação de material para doação e organização de mutirões de atividades, como o realizado no último final de semana no Complexo do Alemão.

2) Fale de outros projetos sociais que vocês apoiam?

Nosso principal projeto social se dá através do nosso relacionamento com o entorno de cada operação do Grupo. Possuímos um forte compromisso de fomento dessas comunidades através de índices de compras e contratação local, além de outras iniciativas como capacitação de guias e formalização de pequenos empreendedores. A Paineiras Corcovado, por exemplo, atua no apoio e formalização da Cooperativa de Reciclagem Anfitriões do Cosme Velho, que atua na região. Apoiamos também nossos vizinhos em campanhas de doação e apoio direto. Durante a crise econômica gerada pelo Covid-19 foram doadas mais de 70 toneladas de alimentos às comunidades vizinhas aos nossos parques.

3) O Grupo Cataratas tem como conceito a “Educação, pesquisa e conservação”, quais são os projetos liderados pela empresa para restauração da fauna e flora?

Além dos projetos sociais, o Grupo possui como seu maior proposito a atuação na conservação da Biodiversidade, sendo parceiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente na condução da Década da Restauração dos Ecossistemas. Desenvolvemos diversos projetos voltados à biodiversidade, desde pesquisas genéticas à reintrodução de fauna. O Bioparque do Rio, por exemplo, lidera uma pesquisa inédita de avaliação genética das onças pintadas em cativeiro no Brasil. Essa pesquisa permitirá uma análise mais completa da situação da espécie em instituições parceiras para embasar futuras decisões de pareamento e reprodução. No AquaRio estamos desenvolvendo protocolos de reprodução de espécies de raias e tubarões ameaçados de extinção. Ao total são mais de 30 projetos.

Matéria publicada originalmente no jornal A Voz da Favela edição (outubro/2021)

Você já leu a matéria sobre Mulher com Palavra? Confira agora.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas