Coletivos de Manguinhos e Caxias se unem em intercâmbio cultural

Créditos: Divulgação

O coletivo Manguinhos em Cena realiza um intercâmbio cultural com o grupo Amo Crew – Afro Mulheres de Opinião, de Duque de Caxias. As performances acontecem nos dias 12 e 19 de agosto e promovem nas duas comunidades a obra de Antonin Artaud, dramaturgo francês falecido há quase 70 anos, mas que ainda possui grande influência no teatro contemporâneo. As apresentações são gratuitas, com retiradas de senha uma hora antes do evento.

Após cinco anos de atividades, o grupo de teatro Manguinhos em Cena se uniu ao coletivo feminino Amo Crew, que realiza performances com grafite em espaços públicos da cidade, para realizar um espetáculo inspirado na vida e obra de Artaud. O processo de criação do aconteceu em quatro encontros. A preparação e a orientação para conclusão do trabalho foram de Jefter Paulo, diretor do Instituto Nossa Senhora do Teatro e referência em estudos sobre o artista.

O resultado pode ser visto no Centro de Referência da Juventude, em Manguinhos, e na na Lira de Ouro-Ponto de Cultura Sociedade Musical e Artística, em Caxias. 17 atores se revezam em cena durante os 30 minutos do espetáculo. Simultaneamente, as grafiteiras do Amo Crew criam desenhos em uma tela.

O projeto é resultado do edital Territórios Culturais Lab – Intercâmbio Pesquisa e Experimentação, do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica. O intercâmbio foi uma das 102 iniciativas contempladas no programa, que busca promover o encontro entre projetos e iniciativas culturais, no qual jovens de territórios populares do Estado são os protagonistas.

 

Serviço:
Intercâmbio cultural Antonin Artaud: Manguinhos em Cena e Amo Crew
Data: 12 (Duque de Caxias) e 19 (Manguinhos) de agosto, às 16h
Endereço: Lira de Ouro-Ponto de Cultura Sociedade Musical e Artística (Rua José Veríssimo, 72 – Vila Meriti, Duque de Caxias – RJ); Centro de Referência da Juventude – CRJ (Av. Dom Hélder Câmara, 1.184, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca com retirada de senhas uma hora antes do evento.