Colaborador da ANF concorre a samba na Mangueira 

Colaborador da ANF
David Gomes, colaborador e repórter da ANF, concorre a samba de 2022 na Mangueira - Arquivo Pessoal

A Mangueira em alvoroço por causa do Viradão de Carnaval Verde e Rosa, que está escolhendo o samba enredo oficial da escola para o desfile de 2022, e para David Gomes, colaborador e repórter da Agência de Notícias de Favela – ANF, a emoção é ainda maior. Ele apresenta o samba 11 junto com seus parceiros Franco Nascimento, Gabriel Siqueira, Rumba Gabriel e Laio Lopes, nesta terça-feira, 16, a partir das 16h, na TV Mangueira, canal da agremiação no YouTube.

Os meninos do Samba sem Escritório,  nome do grupo de compositores da canção, fizeram uma grande homenagem inspirados no trio de baluartes mangueirense: Cartola, Jamelão e Delegado. O samba não somente enaltece o reinado desses mestres como chama a ‘responsa’ para a comunidade, ressaltando o dever de honrar o legado que esses três deixaram. “Inspiração cravejada na coroa da bandeira, só em lembrar que sou o rei “lá em Mangueira”. “Quando eu morrer sei que alguém há de chorar”. O meu legado #OMORROVAIHONRAR, diz o refrão.

Imagem divulgação
Cartola, Jamelão e Mestre Delegado: enredo da Mangueira de 2021 – Divulgação/Mangueira

Veja alguns comentários que o samba recebeu na internet:

“É de arrepiar do início ao final. O bicolor do Delegado foi cirúrgico”

“Samba f*&% dos Sambistas sem Escritório, escrito com a caneta do amor, da humildade e do compromisso com a história da eterna estação primeira de Mangueira! Respeito máximo, Samba 11 no pé e na cabeça!”

Este samba está participando da mesma eliminatória em que estão grandes compositores da música brasileira como Moacyr Luz, compositor e sambista renomado, do Samba do Trabalhador; Paulo César Feital; Ailton Graça, ator; e Manu da Cuíca, Bi campeã na Mangueira e campeã do Carnaval em 2019.

Mas isso em nada é motivo para desmotivar David Gomes, que disse estar animado: “Estamos com a expectativa alta de chegar até a final”.

O enredo do samba foi escolhido pelo carnavalesco Leandro Vieira, ainda em 2020, para o desfile de 2021, que acabou não acontecendo por causa da pandemia do Corona Vírus. Segundo o site do Uol, o próprio carnavalesco disse que o motivo da escolha foi permitir à Mangueira fazer uma “reparação importante em sua história, quando deixou de homenagear outros dois grandes nomes que passaram em branco em seus centenários: Cartola, seu fundador e Jamelão, que através de sua voz eternizou sambas antológicos que ganharam o mundo”.

Ouça o Samba: