CCIP de Pilares é palco de lançamento de livro

Créditos: Divulgação

Casa de clássicos bailes entre os anos 1970 e 1990, o CCIP de Pilares abre as portas hoje (22) para o lançamento do livro Deixa os Garotos Brincar, escrito pelo pesquisador Gustavo Coelho. O livro mergulha na cultura marginal jovem dos subúrbios e periferias, circulando entre pichadores, torcidas organizadas, bailes funk de corredor e turmas de bate-bolas.

Deixa os Garotos Brincar é fruto da tese de doutorado do autor, que incluiu um vasto trabalho de pesquisa de campo de práticas culturais jovens marginalizadas especialmente na cidade do Rio de Janeiro. “São práticas marginalizadas, demonizadas, que acolhem aqueles que a sociedade tenta eliminar. Na tensão com esse mundo é que se encontram as suas produções estéticas”, afirma Gustavo Coelho, professor da Faculdade de Educação da Uerj e diretor do documentário Luz, Câmera, Pichação (2011). 

O evento de lançamento conta com debate “A Rua e suas sabedorias”. Participam da mesa de discussão o produtor de funk e mestrando de Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas na FEBF/ UERJ Samuel Lima, o professor de História e ex-presidente da Young Flu Leandro Carvalho ”Campinho”, o pichador e líder da turma de bate-bolas de Rocha Miranda Legalize Robson Carvalho, o rapper e pichador Nuno DV e o pesquisador Luiz Rufino.

 

Serviço:
Lançamento do livro Deixa os Garotos Brincar
Data: 22 de dezembro, às 18h
Endereço: CCIP de Pilares (Rua Casemiro de Abreu 176, Pilares)
Entrada franca.