Caixa Cultural Rio recebe ciclo de palestras voltado para crianças e adolescentes

Rodada de palestras gratuitas para crianças e jovens. Arte divulgação: Caixa Cultural Rio

Projeto Aventuras do Pensamento reúne grandes nomes das artes, da filosofia e da ciência em encontros com entrada franca e linguagem clara e acessível

A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe, a partir do próximo sábado, dia 9 de novembro, o ciclo de palestras Aventuras do Pensamento. Voltado para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, o projeto convida grandes nomes das artes, da filosofia e da ciência brasileiras para falar de suas especialidades, em encontros com entrada franca e linguagem clara e acessível.

Os encontros acontecem sempre aos sábados e vai até 14 de dezembro. No último dia o evento tem sessão dupla.

– A principal proposta é gerar um encontro de gerações, de ideias e de visões de mundo plurais – explica Laila Melchior, que divide a curadoria do projeto com André Duchiade, Hermano Callou e Lucas Murari.

– Queremos incentivar o debate e dar asas à imaginação. Ao falar com uma geração em formação, incentivamos uma postura aberta, curiosa e atenta – completa.

Nesta, que é a terceira edição do projeto, o Aventuras do Pensamento vai tratar de temas como escrita, relação com a natureza, futebol, cosmologia e psicanálise. Realizados sempre aos sábados, os encontros começam com uma apresentação de 45 minutos. Em seguida, vem o momento mais aguardado: as perguntas das crianças e adolescentes, que dizem o que pensam sobre o que acabaram de ouvir, em um diálogo franco com os especialistas.

 

Astrofísica, tempo e espaço:

O professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Mario Novello abre a edição deste ano do projeto com a palestra Uma jornada pelo universo. Em sua apresentação, o criador da Teoria do Universo Eterno, autor de livros como O Universo inacabado (N-1) e O que é cosmologia (Zahar), discutirá noções de astrofísica e as formas como elas atuam em nossa concepção de tempo e espaço.

– Os físicos e os cosmólogos têm feito pesquisas que vão muito além de nossas experiências do cotidiano. É porque elas acontecem em territórios e situações bem diferentes das que estamos acostumados que elas nos parecem estranhas – explica Novello.

– Nessa conversa vamos falar um pouco sobre as questões que surgem dessas pesquisas, de algumas das perguntas sobre o universo que os cosmólogos do mundo inteiro resolveram nos últimos tempos e daquilo que ainda estamos por descobrir.

O Aventuras do Pensamento ainda terá as palestras da filósofa da ciência Tatiana Roque, sobre a verdade científica; do líder indígena e escritor Ailton Krenak, sobre a relação com a natureza de povos indígenas; do filósofo Marcos Nobre, sobre democracia; da escritora Elisa Lucinda, sobre a relação entre palavra e liberdade; do escritor e professor de literatura José Miguel Wisnik, sobre futebol; e da psicanalista Suely Rolnik, sobre descolonização.

 

O projeto:

O projeto Aventuras do Pensamento propõe um modelo pioneiro de encontros entre grandes pensadores do nosso tempo e o mais exigente e provocador dos públicos: o das crianças e adolescentes, que participam dessas conversas junto com suas famílias. As edições anteriores, realizadas em 2016 e 2017, também na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, trataram de temas como filosofia, antropologia, urbanismo, comunicação e moda, sempre com grande sucesso de público.

 

Programação:

9 de novembro (sábado)

11h – Uma jornada pelo universo, com Mario Novello, cosmólogo, professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

 

16 de novembro (sábado)

11h – Por que acreditar na ciência?, com Tatiana Roque, professora de Matemática da UFRJ

 

23 de novembro (sábado)

11h – Democracia, com Marcos Nobre, professor de Filosofia Política da Unicamp

 

30 de novembro (sábado)

11h – Futebol, com José Miguel Wisnik, escritor e professor de Literatura da USP

 

7 de dezembro (sábado)

11h – Conversas com a Montanha, com Ailton Krenak, líder indígena e escritor

 

14 de dezembro (sábado, sessão dupla)

11h – Escrita e liberdade, com Elisa Lucinda, escritora, poeta e atriz

15h – Por que falar em descolonização?, com Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e professora da PUC-SP

 

Mais informações em www.aventurasdopensamento.com.

Ciclo de palestras Aventuras do Pensamento

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 (Endereço:  Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)

Datas: De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2019 (sempre aos sábados)

Horário: 11h. No dia 14 de dezembro, haverá sessão dupla: às 11h e às 15h

Informações: (21) 3980-3815

Entrada franca (distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada palestra)

Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Acesso para pessoas com deficiência