Botafogo homenageia vítimas da Covid-19 e protesta contra o racismo

Jogadores exibem faixa em favor da vida. Crédito: Divulgação

Jogadores do Botafogo fizeram protesto dentro de campo no estádio Nilton Santos, na partida contra o Cabofriense, neste domingo, 28, com uma faixa que dizia “Protocolo bom é o que respeita vidas”, reforçando a critica pelo retorno do campeonato carioca.

A manifestação não se limitou a faixa, nas camisas dos jogadores, a frase “Vidas Negras Importam” estava estampada, além de um punho negro e um coração com a uma homenagem aos profissionais de saúde, “Obrigado profissionais na linha de frente contra a COVID-19”. Os jogadores também se ajoelharam no gramado em homenagem às vítimas da pandemia.

Além do Botafogo, o Fluminense também foram contrários ao retorno do Campeonato Carioca, que foi autorizado por decisão do Supremo Tribunal de Justiça do Esporte (STJD), atendendo pedido da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

O Campeonato Carioca se tornou a primeira competição esportiva da América do Sul a retornar às atividades em 18 de junho, com a partida entre Flamengo e Bangu.

O Rio de Janeiro está em segundo lugar com número de casos de Covid-19. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, autorizou a presença do público nos estádios a partir de 10 de julho. O Brasil tem 1.313.667 casos e 57.070 mortes.