Baile Charme de Madureira, no Rio de Janeiro, comemora 43 anos

Sabe o significado do charme? Entre outros significados, é sinônimo de encanto, atração e sedução. E foi exatamente essa a energia que rolou no parque Madureira, zona Norte do Rio de Janeiro, nas comemorações de 43 anos do Baile Charme, no último final de semana.

O nome charme surgiu no clube Mackenzie, localizado no Méier, e deu origem ao movimento que hoje é considerado o Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.

O nome foi dado pelo famoso DJ Corello, nos anos oitenta. Antes de chegar em Madureira, percorreu os bairros de Marechal Hermes e Abolição.

O charmeiros, como são chamados os apaixonados pelo movimento, são pessoas que, em sua maioria, vivem pelo ritmo, que é uma mistura de R&B, hip hop e soul.

Baile Charme em Madureira

As festividades começaram no famoso Viaduto de Madureira, no sábado, dia 11 de março, com três palcos. A festa rolou até a madrugada. No domingo, dia do aniversário, o parque Madureira foi tomado por pessoas do Rio de Janeiro e de outros estados.

O agito começou meio tímido, poucas pessoas, mas, depois das quatro da tarde, a arena no centro do parque estava tomada. Em frente ao palco principal, milhares de pessoas faziam passos de dança, em plena sincronia.

Feiras de cultura afro e vários quiosques vendiam bebidas e comida a preço acessível. Também estava lá o quiosque de comida Congolesa, da Família de Moïse Kabagambe. O jovem foi assassinado no quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro, em janeiro de 2022.

Caravana de Brasília para Madureira

Organizada pela produtora cultural Priscila do Carmo, uma caravana veio de Brasília e trouxe mais de 40 pessoas para conhecer e comemorar no baile de Madureria.

Muitos grupos organizados inspiravam pessoas a arriscarem passos de dança. Entre eles estava o grupo de Brasília, In The Hood, do coreógrafo e professor do estilo, Eduardo Gonçalves, que dançou no palco principal e levou todos à loucura.

Muitas crianças estavam presentes se divertindo com pais e famílias inteiras, acompanhados, inevitavelmente, de seus baldes de cervejas, dançando e conversando.

Uma unanimidade entre os entrevistados

Todos os entrevistados, sem exceção, começaram suas falas dizendo “o charme é a minha vida”.

Foi assim com o produtor Marcos Azevedo, um dos idealizadores do evento. Do mesmo modo, o DJ Vinícius Rocha Ferrei, mais conhecido como DJ Viny, que atua desde 1997.

Voltando ao começo do texto, sobre os significados da palavra charme, podemos agora incluir mais um sinônimo: charme é puro amor.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas