Bahia: moradores de Caraíva reaproveitam garrafas de vidro e geram sustentabilidade

Crédito: Vidrado Caraíva

Através da iniciativa de coleta seletiva, moradores de Caraíva, uma vila localizada em Porto Seguro, na Bahia, atuaram no Projeto Vidrado, mobilizando comerciantes e moradores local, além de turistas para a consciência ambiental recolhendo garrafas de vidros na região.

Ao todo, foram recolhidas mais de 100 mil garrafas, entre janeiro e março deste ano, que vão se transformar em novas embalagens de vidro.

A ação gerou aproximadamente R$ 70 mil em renda local, incluindo a contratação de mão de obra para atuar em todo o projeto – mobilização, coleta, triagem –, aquisição de materiais, contratação de fornecedores, além de investimentos locais, como a revitalização da OCA, uma iniciativa de legado da comunidade indígena Xandó e que havia sido destruída em um incêndio.

O projeto contou tanto com a coleta porta a porta quanto com a instalação de pontos de entrega voluntária e, além do trabalho de limpeza e conservação, forneceu qualificação e geração de renda à população local por meio da reciclagem.

A mobilização foi realizada com quadriciclo em 130 bares, restaurantes e pousadas para conscientização da importância da coleta seletiva e distribuição de sacos de ráfia, mais resistentes, para apoiar o armazenamento do vidro.

Crédito: Vidrado Caraíva

Reaproveitamento de cacos de vidro e sustentabilidade

A embalagem de vidro é a mais sustentável do planeta por ser a única que pode ser reutilizada, retornada, reciclada e transformada em outra nova sem nenhuma perda de matéria-prima e ainda gerando menor consumo de energia com menor emissão de resíduos e partículas de CO2.

Cada tonelada de vidro reciclado gera economia de 2,9% no consumo de energia durante o processo produtivo. E, com 1 tonelada de caco, é possível reduzir a emissão de 0,50 tonelada de CO2. Outra vantagem é que a cada 50 quilos de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,04 mem aterros para resíduos sólidos.

O projeto Vidrado teve apoio da Heineken, a startup SOLOS e a festa AWE, que agregou a parceria da Owens Illinois.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas