Artes Marciais e a Saúde Mental

Créditos Jacson Lima

Uma boa pratica que pode contribuir para com o equilíbrio da nossa Saúde Mental é a esportiva, especialmente voltada para Artes Marciais. Antes de mais nada, é preciso orientação médica, para cuidar do corpo, aprender a se defender e o melhor elevar a auto-estima.

Existe uma diversidade de lutas e você pode escolher a que melhor se encaixa no seu estilo de vida. Além disso, é importante manter uma disciplina na alimentação e principalmente na  vida como um todo. Persistir e não desista nos primeiros obstáculos que virão e treinar ajuda sua mente corpo e melhora vida em todos os sentidos.

O Flávio Gomes  tem 40 anos, é professore de Muay Thai, morador do Morro dos Pazeres no Centro Do de Janeiro e trabalha como Personal, ele nos explica um pouco melhor de como funciona este mundo. A Arte Marcial que o ajudou quando sofria bullying e lhe mostrou uma oportunidade de poder trabalhar e mudar a vida das pessoas. O Flávio abraçou a carreira, além de suas aulas como Personal ele tem sua própria academia.

ANF – O que o Muay Thai e as Artes Marciais significam para você?

Flávio Gomes – O Muaythai essa palavra significa “Arte Livre ” surgiu há mais de 1000 anos e foi criada na Tailândia e lá e considerada um desporto (atividade esportiva competitiva). O Muay Thai foi a terceira arte que pratiquei, pois comecei na Capoeira e depois Jiu Jitsu. Quando conheci o Muay Thai foi um amor incondicional, uma arte tão completa chamada de 8 armas, que em si é muito mais que luta é algo que contempla o corpo e a mente chega ser algo espiritual para mim.

A profissão, o amor e o combate a depressão.

Neste momento Flávio Gomes vai nos contar sobre sua vida, sua academia e em como tudo isso está interligado ao combate da Depressão. E como o amor e o carinho cruzam sua caminhada assim como prazer de ensinar e ajudar o próximo através das Artes Marciais.

ANF – Você escolheu viver como Personal, isso ajuda a manter a sua saúde mental equilibrada?

Flávio Gomes –  Na verdade eu acho que a profissão me escolheu, eu nunca pensei em ser o que sou. Nunca busquei isso, porém sempre adorei ajudar as pessoas, sempre fui muito solícito. Eu busquei a a Arte Marcial, porque eu sofria bullying por ser obeso e perdi muito peso, melhorei minha auto estima e comecei a repassar tudo que eu tinha aprendido.  Ensino com tanto amor que meus alunos da academia que fundei passaram a me chamar de pai. Em outras palavras, me sinto um privilegiado de fazer o que amo. E todos os dias me sinto renovado, todos os dias sou grato a Deus por ajudar pessoas, sem demagogia eu me sinto abençoado por Ele.

ANF – Treinar ajuda uma pessoa a cuidar da Saúde Mental?

Flávio Gomes –  A Arte Marcial equilibra e eleva hormônios como Serotonina, Dopamina Endorfina que são conhecidos por nos trazer alegria. Nesse sentido, a que influencia em nossas emoções de maneira positiva é a Serotonina.

ANF – É possível reverter casos de depressão ou ansiedade através da luta?

Flávio Gomes – Estudos demonstram que uma única sessão dinâmica de treinamento  apresenta efeitos positivos contra a Depressão. Esses benefícios aparecem independentemente da idade que inicie a prática. Bem como, melhora a aptidão física, auto estima, diminui os pensamentos negativos e o medo.

ANF – Você já obteve algum retorno positivo nos casos de pessoas que apresentavam Depressão?

Flávio Gomes –  Tenho inúmeros casos que ajudei em relação a Depressão, alunos que sofriam de Depressão profunda e com tentativas de suicídios. Nesse meio tempo mais de um aluno veio me agradecer chorando pela ajuda e por ter elevado sua auto estima.

ANF – Se você pudesse escolher começar novamente a sua vida, faria tudo igual?

Flávio Gomes – Eu acho que faria tudo igual, porque eu só conheço esse estilo de vida. Se eu acreditasse que nós pudéssemos mudar algo seria como o efeito borboleta, que traria outras consequenciais boa ou ruins. Então eu não mudaria pois tudo que sou, todas as pessoas que passaram na minha vida, as que estão e as pessoas que amo foi tudo pelas decisões que tomei acredito nisso.

ANF – Qual conselho você daria para as gerações antigas, atuais e futuras?

Flávio Gomes –  A geração antiga, eu não daria conselho eu só agradeceria por todas as coisas boas que deixaram, claro não omitindo os erros. Para geração atual, eu diria aprenda com os antigos e evolua pois eles já viveram mais que vocês, não querendo ser saudosista, mas tenho muito respeito pelos mais velhos. Para as futuras gerações, eu diria tentamos e fizemos tudo que podemos, mas o mundo de vocês se tornou isso, nos desculpe e deem o seu melhor sem reclamar, pois vitoriosos são os que encaram a verdade de frente.

Escolham um modo de vida mais saudável, pratiquem esportes cuidem do corpo e da mente de forma natural. Existem muitos tipos de Artes Marciais  escolha aquela, que melhor se encaixa em seu estilo de vida.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas