ANF 20 anos: é lançado o primeiro Manual de Redação e Estilo produzido por um veículo alternativo no Brasil

Manual de Redação e Estilo da ANF tem o intuito de padronizar as publicações no portal de notícias
André Fernandes, fundador e diretor da ANF, com o Manual de Redação e Estilo - Foto: Arquivo Pessoal

No dia 8 de janeiro de 2001, nascia a Agência de Notícias das Favelas (ANF). Ao longo desses 20 anos atuando em pról da comunicação comunitária e informando com e para a favela, a ANF passou por diversas realizações. Durante esta semana de aniversário da primeira agência de notícias de favelas do mundo, vamos relembrar algumas das ações protagonizadas pela ANF.

Manual de Redação e Estilo da ANF

Em setembro de 2015 a ANF lançou o seu próprio Manual de Redação e Estilo, com o intuito de nortear seus colaboradores acerca das configurações de um texto jornalístico e para garantir a melhor qualidade de informação para seu público. O material é um dos títulos da editora da ANF.

A partir dele, as publicações no portal da ANF passaram a ter um norte a seguir, afim de que ficassem cada vez mais padronizadas, respeitando princípios técnicos e éticos. Nele, está presente também os princípios editoriais da agência, que tem como principal diferencial trazer os próprios moradores das favelas do país e do mundo, para falar sobre suas realidades.

Manual é utilizado nas aulas de formação da Rede de Agentes de Comunicadores Comunitários (RACC) – Foto: Arquivo ANF

O manual é dividido em 33 seções, onde em cada uma delas dúvidas frequentes são explicadas. Entre elas, vale citar:

  • Definição de jornalismo;
  • Jornalista cidadão;
  • Atribuições de um colaborador da ANF;
  • Técnicas de apuração e entrevista;
  • A escrita correta do português;
  • Diferenças entre reportagem e notícia.

O Manual de Redação e Estilo da Agência de Notícias das Favelas é o primeiro produzido por veículo alternativo no Brasil. Para adquirir o manual clique aqui.

Leia mais: ANF 20 anos: o início da expansão pelo nordeste a partir de Salvador