Alagamentos em Curitiba atingem 11 bairros e cidades vizinhas

As fortes chuvas que atingem Curitiba desde a semana passada deixam diversas ruas alagadas, arrancaram árvores, interromperam o abastecimento de água, destelharam e derrubaram casas, além de bloquear vias.

Na região Sul da cidade, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), um caminhão do Corpo de Bombeiros acabou ilhado ao atender uma ocorrência de desabamento na Vila Verde.

No bairro Parolin, mais de 40 casas sofreram destelhamento e alagamentos com profundidade maior que 60 centímetros, registrando perdas de eletrodomésticos, roupas e alimentos.

As fortes chuvas também causaram queda de energia elétrica e em sistemas de abastecimento em várias regiões de Curitiba e RMC.

Descaso

Diversos vídeos chegaram às redes sociais denunciando o desespero de famílias com alagamento em suas casas, locais de trabalho e ruas.

No Parolin, por onde passa o rio Guaíra, diversas famílias perderam tudo o que tinham. A moradora Andréia Lima, liderança local, descreveu como ficou sua casa na tarde ontem.

“A água passou da altura do joelho, as enchentes pioraram com a obra inacabada e a prefeitura não nos dá resposta sobre o fim desse pesadelo”, desabafa.

Ajuda

Ela ainda relata que a maior parte da ajuda na contenção de danos e recuperação das enchentes vem da sociedade civil organizada, ongs e igrejas.

“Sempre que me procuram para saber de doações eu oriento que liguem para prefeitura e procurem os CRAS. Por mais que eles não atendam, ao menos fica o registro dos pedidos de socorro e não tem como a prefeitura alegar desconhecimento”, afirma Andreia.

Ocupação Primavera
Vanessa Paula Rocha, da Ocupação Primavera – CIC, também denuncia a situação dos moradores com vídeos e fotos da situação da enchente da comunidade.

“Aqui, temos aproximadamente 10 casas que ficam sem condições de voltar para morar e diversas outras com muitos danos”, afirma Vanessa.

A moradora reclama da incapacidade dos órgãos oficiais. “A maior ajuda vem da sociedade, infelizmente o poder público não dá conta de atender as demandas da ocupação nem quando tá tudo bem, imagina no caos dos alagamentos”.

Serviço:

Pontos de Coleta de doações

Rause Café: R. Riachuelo, 274, centro

Rua Dr. Alexandre Gutierrez, 48, centro, @use.ropa

 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas