Comitê Rio 2016 promove circuito esportivo em Duque de Caxias

 basquete_cadeira_de_rodas

Público poderá praticar mais de 10 esportes Olímpicos e Paralímpicos

 

 

No próximo sábado (17/10), das 8h às 13h, Duque de Caxias recebe pela primeira vez o Festival Transforma, evento de experimentação esportiva desenvolvido pelo programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. Na ocasião, será montado um grande circuito na Vila Olímpica de Duque de Caxias com esportes Olímpicos e Paralímpicos pouco conhecidos no Brasil, como rugby, badminton e goalball. Além de praticar todos os esportes e aprender com profissionais das confederações, o público também poderá assistir a uma apresentação de rugby em cadeira de rodas feita por atletas Paralímpicos profissionais e interagir com os mascotes Vinicius e Tom.

O Transforma iniciou suas atividades em 2013 e já está presente em, aproximadamente, 3000 escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, São Paulo e Minas Gerais, com, aproximadamente, três milhões de alunos impactados e expansão prevista ainda em 2015. O objetivo é aumentar o cardápio esportivo das escolas e promover atividades com Valores Olímpicos e Paralímpicos.

O programa oferece capacitações para professores de educação física, formação para agentes jovens e coordenadores pedagógicos, materiais didáticos de referência sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e Festivais Esportivos. “Disponibilizamos o conteúdo e a escola pode aplicar conforme a sua realidade. No caso dos Festivais, promovemos um grande circuito aberto ao público em parceria com as confederações. Queremos formar uma grande rede, para que a energia dos Jogos ganhe cada vez mais força”, comenta Vanderson Berbat, Gerente de Educação dos Jogos Rio 2016.  Além da atuação presencial nas escolas através dos festivais, o programa também possui uma plataforma de ensino a distância no site www.rio2016.com/educacao na aba cursos.

 

Serviço:

Festival Transforma em Duque de Caxias

Data: 17 de outubro (sábado)

Local: Vila Olímpica de Duque de Caxias – Rua Garibaldi, s/n – 25 de Agosto – Duque de Caxias

Horário: 8h às 13h

Gratuito

 

 

Esportes confirmados no circuito:

 

GINÁSIO – Esportes Paralímpicos
Bocha
Goalball
Voleibol sentado
Basquete em cadeiras de rodas
Rugby em cadeiras de rodas

GINÁSIO – Esportes Olímpicos
Esgrima
Taekwondo
Judô

QUADRAS EXTERNAS
Badminton
Basquete
Handebol
Tênis / Tênis em cadeiras de rodas

PISTA E CAMPO
Atletismo
Vela (Simulador Windsurf)
Golfe
Futebol de 5
Rugby
Voleibol