5º levante das mães de Manguinhos por memória, justiça e liberdade nas favelas e periferias

Divulgação

O Fórum Social de Manguinhos e as Mães de Manguinhos (movimentos sociais de luta contra o genocídio do estado e pela garantia de direitos dos moradores de favela),organizamos em Manguinhos o evento 5 º Levante por Memória, Justiça e Liberdade nas Favelas e Periferias.

No dia 11 de maio! Um dia antes do dia das mães nos reunimos ressignificando este dia, lutando POR MEMÓRIA JUSTIÇA E LIBERDADE junto e por todas as mães que perderam seus filhos,e que transformam este dia e os demais dias de suas vidas em dias de luta. Significa 365 dias do ano de luta para que parem de matar nossos jovens para que parem de  matar mulheres negras, pobres, moradoras de favelas e periferias.Por todas as mães que perderam seus filhos, por todo o carinho e admiração a essas guerreiras que usamos a arte de favela para fortalecer nossas lutas pela memória das nossas vítimas pelas ações racistas do estado.

É pela coragem destas importantes mulheres que temos referencias que temos força de dizer que: NOSSOS MORTOS TÊM VOZ! NOSSOS MORTOS TEM MÃES!

Este ano em sua 5ª edição, o evento acontece em homenagem à memória Matheus Melo de Castro que voltando pra casa no dia 12 de março de 2018 foi assassinado pela polícia na entrada do Jacarezinho. Matheus tinha 23 anos. Também homenageamos Carlos Eduardo dos Santos Lontra, quem aos 27 anos foi assassinado pela ação dos Snipers (os atiradores de elite da polícia), que efetuaram disparos das torres da  Cidade da Polícia civil do Rio de Janeiro que tem sede na Favela de Manguinhos. Rômulo Oliveira da Silva, de 37 anos, foi também assassinado por tiros disparados pelos Snipers. Rômulo, morador de Manguinhos ,trabalhava como porteiro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi baleado no peito quando levava sua moto para conserto em uma região de Manguinhos. Além desses jovens vítimas do estado racista nunca esquecemos do grande legado das mulheres que dedicaram suas vidas por justiça, memória e liberdade: Janaína presente! Vera presente! Marielle presente!São algumas destas mulheres que fizeram das suas histórias caminhos e referências para que muitas outras de nós não desistamos!

Em homenagem a todas estas vidas e as que diariamente são tiradas pelas ações genocidas do estado que o Fórum Social de Manguinhos e as Mães de Manguinhos convidam a todas e todos para apresentações culturais com:

– Magoo Punx: Magoo Campos poeta/ rapper/ produtor morador da favela de Manguinhos,lançou três EPs com foco na luta anti racista um dos  fundadores do selo DAGBA.

– Alexsander Leonicio: poeta/ Rapper/Produtor,realizador cultural,morador da favela de Manguinhos. Idealizador da Tenda do Alquimista.

– Som de Preta: Música e ativismo Som de Preta parte do resgate da contribuição artística das compositoras e poetisas negras como forma de superação do racismo.

ATO SIMBÓLICO POR  MEMÓRIA ,JUSTIÇA E LIBERDADE

Neste dia iremos fazer a colocação dos seus nomes das Mães e dos jovens homenageadas  na placa do Memorial Nossos Mortos têm Voz de Resistência a Memória de Vida dos Jovens Vítimas do Genocídio na Favela de Manguinhos construído pelas mães de Manguinhos e o Fórum social de Manguinhos , na favela de Manguinhos em 2016.

Plantio de Árvores:

Com apoio dos amigos do Planta na Rua, FIOCRUZ e a doação das mudas de árvores que serão plantadas na pracinha pelas mães  vítimas do genocídio do estado

*Ato simbólico de colocação de uma placa na árvore plantada em Manguinhos  por Vera lúcia Gonzaga que é uma de nossas homenageadas e foi uma das mães que perderam seus filhos nos Crimes de Maio de 2006. Ana Paula Gonzaga dos Santos, filha de Vera estava grávida de 9 meses quando foi atingida por cinco tiros, um deles na barriga. Vera faleceu em 2018 após anos de luta contra o genocídio. Por quase 12 anos, denunciou a violência de Estado junto do movimento Mães de Maio, em maio de 2017 no II encontro Nacional das Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado que aconteceu em Manguinhos a querida Vera plantou uma árvore que tem o nome de  Bianca ( nome de sua neta assassinada),uma árvore que cresce na favela de Manguinhos .E em sua homenagem irá receber uma plaquinha com o nome de Vera para que ela cresça contando a história de luta desta importante mulher.

Acontece também o querido  3ª SLAM MANGUINHOS

SLAM MANGUINHOS: A poesia favelada seguindo seus caminhos…Em sua 3ª edição, acontece em homenagem às mulheres que lutaram por memória, justiça e liberdade. Que a poesia ocupe cada canto destas favelas com as nossas vozes,com as nossas histórias, com as nossas palavras!

Graffiti+ música+ arte !!!

2 anexos