Movimentos sociais manifestam apoio a Lula em Porto Alegre; veja fotos

Créditos: Bárbara Dias / ANF

Milhares de pessoas participaram hoje, 24, do ato cultural da Vigília Pela Democracia em apoio ao ex-presidente Lula na cidade de Porto Alegre, onde três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julgavam o recurso de segunda instância de sua condenação na Operação Lava-Jato. Realizado no Anfiteatro Pôr-do-Sol, o evento contou com cerca de 30 mil manifestantes.

Militantes, artistas, representantes de entidades de direitos humanos e políticos, como Jandira Feghalli (PCdoB), Reimont (PT) e Benedita da Silva (PT), marcaram presença no ato, que buscava demonstrar apoio ao ex-presidente e à defesa de sua candidatura para as eleições 2018. Foi o caso de Claudio Pereira, da União Nacional pela Moradia Popular:

– Estamos aqui em Porto Alegre lutando pela democracia e que o Lula tenha direito de disputar a eleição. Estamos aqui para que a gente consiga fazer com que o Brasil volte a cumprir o seu papel social que está na Constituição Brasileira, de garantir moradia para todos, afirma.

A bandeira da periferia e da perda de direitos sociais foi amplamente defendida por todos que subiram ao trio elétrico estacionado na orla do Rio Guaíba, onde mais de cinco mil membros do Movimento Sem Terra (MST) estavam acampadas há dias. Slogans como “eleição sem Lula é fraude” eram entoados a todo momento. A defesa da democracia diante de um processo judiciário que, para muitos, é injusto também foi uma das grandes pautas dos três dias de atividades na cidade.

– Não podemos ter retrocessos de tudo que já conquistamos. Queremos viver num país onde seja garantida a democracia, livre do racismo, onde homens e mulheres possam viver em harmonia, para que nossa juventude negra não seja assassinada nas ruas do país. Queremos uma sociedade democrática, justa e gualitária, mas que respeite também a pluralidade e a diversidade, afirma a coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) Iêda Leal.

Caravanas de entidades e movimentos populares vieram de vários lugares do país para fazer parte das atividades de mobilização pró-Lula que desde segunda-feira agitaram a capital gaúcha. Em um discurso na noite de terça, ele levou mais de 50 mil pessoas à Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre.

 

MBL e opositores de Lula 

Um forte esquema de segurança bloqueou toda a região do TRF-4. A Brigada de Operações Especiais, o Choque e a cavalaria acompanharam de longe as manifestações por todo o perímetro do Setor Administrativo. Nenhum incidente foi registrado. Alguns poucos opositores de Lula se arriscaram a aparecer pela região. Um deles foi o integrante do Movimento Brasil Livre e youtuber Arthur do Val (Mamãe Falei), que compareceu ao local com seguranças à paisana e acabou hostilizado pelos militantes presentes.

Colaborou Dionatan Bruno.