Inovação, tecnologia e transformação através da cultura

Durante o TACK Festival, que contará com inúmeras atividades artísticas e culturais gratuitas, serão discutidas, principalmente, soluções para estimular a produção cultural nas periferias cariocas.

A primeira edição do TACK festival, que acontecerá no dia 24 de novembro, no Parque Lage, será dedicada à toda a família. Crianças, jovens e adultos poderão participar de atividades artísticas, oficinas de games, dinâmicas de cultura maker, viagens virtuais, criação de imagens em 360º, entre outras atividades. O evento ainda será palco de um cinema a céu aberto, de apresentações musicais, de uma exposição de arte, recreação infantil com atividades circenses e show de palhaços. A programação conta também com uma série de debates e encontros com especialistas em inovação e tecnologia no Brasil.

Durante o festival, além de toda a programação cultural, também acontecerá a etapa final do desafio TACK Rio, que propôs a solução de um problema através da tecnologia. O desafio é baseado na metodologia do programa Innovation Camp, da ONG Junior Achievement – maior organização de empreendedorismo jovem do mundo. O objetivo do programa é que estudantes das mais variadas realidades, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para o tema: “Como estimular e dar visibilidade a cultura nas comunidades cariocas”. Durante o processo, os participantes contam com a ajuda de mentores e voluntários que vão auxiliá-los no desenvolvimento das ideias. Com a duração de oito horas, o desafio deve ser realizado em um único dia. Os alunos participam de atividades de brainstorming e geração de ideias, especialmente design thinking, para resolver os problemas com uso da tecnologia. A equipe vencedora será premiada com uma viagem para a Brazil Conference 2019, na Universidade de Harvard e para o Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos, em abril de 2019.

A primeira rodada do desafio também contou com a aplicação da metodologia, pela JA, para alunos de dez escolas, entre públicas e privadas do Rio de Janeiro. Cada escola participante selecionou até seis equipes de cinco alunos para competirem entre si. A partir deste momento, com a utilização da metodologia do Innovation Camp, os grupos apresentaram suas ideias criativas dentro das instituições, até que foram selecionados os melhores projetos. Em cada escola foi eleito um grupo representante para disputar a final do desafio no TACK Festival e concorrer ao prêmio final.

Além da premiação para o grupo vencedor, o objetivo do festival é apresentar para o universo estudantil os conceitos de design thinking, os bons resultados que a mistura entre a tecnologia e a cultura popular podem gerar, o desenvolvimento de novas competências e, ainda, propor a interação de pessoas com realidades e vivências diferentes para compartilhar ideias de soluções para todos.

TACK FESTIVAL 2018
Dia: 24 de novembro
Hora: 9h às 20h
Local: Parque Lage
End.: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
ENTRADA GRATUITA

Programação:

Painéis:
10h: Tecnologias Imersivas – Você é a História!
11h30: Inovação não é jeitinho
14h: Cidade Conectada
15h: DNA Brasil no Mundo
16h30: A Era dos Creators

Auditório:
10h: Revolução 4.0 e o futuro da Mídia
11h30: Moda e Futuro
14h: Inovação e Senso da Arte
15h: Inteligência Artificial, Educação e Cultura
16h30: A voz das Gerações

Oficinas:

Estação Maker – atividades:

Quer colocar a mão na massa e deixar a imaginação correr solta? Os participantes das oficinas na Estação Maker aprenderão a como pensar com as mãos e concretizar seus projetos criativos, no melhor estilo faça você mesmo.

HOLOGRAMA

Aprenda a criar seu próprio projetor de hologramas usando materiais simples e que podem ser encontrados na sua casa. Após construírem seus projetores, todos poderão criar suas próprias fotos e vídeos e convertê-los em imagens 3D.

Faixa etária: 6 a 10 anos
Horário: 9h15-10h/ 10h15-11h/ 13h-13h45

CARREGADOR DE CELULAR SOLAR

Como construir seu próprio carregador de celular gastando muito pouco? Usando materiais simples que serão reciclados, alguns recursos eletrônicos e ferramentas facilmente encontradas, os participantes poderão criar seu próprio carregador solar. Com isso, você vai poder energizar as baterias do seu telefone de forma completamente gratuita e sustentável.

Faixa etária: Acima de 12 anos
Horário: 11h15-12h15/ 17h-17h40

MINHA PRIMEIRA MUDA

Que tal aprender a cultivar mudas em casa sem gastar nada, ocupando pouco espaço, e ainda ajudar o meio ambiente? Em nossa atividade voltada ao público infantil, você aprende como fazer seu próprio vaso de plantas sustentável e antimosquito da dengue com materiais recicláveis. Colocando a mão na massa e usando as ferramentas adequadas, você poderá criar e personalizar o próprio vaso de plantas que levará para casa com uma muda que irá plantar aqui conosco!

Faixa etária: 6 a 10 anos
Horário: 14h-14h40/ 15h-15h45

Estação Tech – atividades:

FESTIVALZINHO DE STOP-MOTION

Que tal vivenciar todas as etapas da criação de uma animação em stop-motion? Abusando da criatividade, as crianças irão participar ativamente da criação do roteiro, storyboard, confecção de personagens com massa de modelar e outros materiais, passando pela confecção de cenários, captação de imagem e edição. No final, os participantes poderão compartilhar suas produções com seus familiares.

Faixa etária: 8 a 12 anos
Horário: 9h15-10h/ 17h-17h40

ASTRONAUTA POR UM DIA

Já pensou em viajar sem sair do lugar ou criar seu próprio conteúdo 360? Na Estação Tech tudo isso é possível. Serão implementadas oficinas práticas que abrangem desde a elaboração de storyboard e pequenos roteiros, até a filmagem e finalização dos seus projetos digitais. Além disso, temos uma surpresa para aqueles que gostariam de conhecer uma estação espacial. Ficou curioso? Então não deixe de se inscrever!

Faixa etária: 10 a 14 anos
Horário: 10h15-11h/ 11h15–12h/ 15h-15h45

VR MUNDO 360 + PANOFORM

Crie conteúdo em 360º mesmo sem ter uma câmera específica. Os participantes desta oficina irão tomar parte ativamente da criação colaborativa de uma história muito diferente.
Faixa etária: 10 a 14 anos
Horário: 13h -13h45/ 14h-14h45

Estação Youtuber – atividades:

Ei, pode entrar! Este é um espaço voltado exclusivamente para produções audiovisuais. Os participantes das oficinas da Estação Youtuber aprenderão a criar seu próprio conteúdo e a dar um acabamento profissional a seus vídeos e imagens.

UNBOXING

O que se esconde por trás daquela embalagem? Aprenda a fazer um vídeo unboxing, uma das categorias mais populares do YouTube. Estilos, técnicas, tendências e exercício prático.

Faixa etária : Acima 10 anos
Horário: 9h15-10h15/ 11h45-12h45

TUTORIAL

Quem nunca viu um tutorial no YouTube para aprender uma habilidade nova? Aprenda as técnicas dos youtubers que dominam essa categoria e crie um tutorial próprio.

Faixa etária: acima 10 anos
Horário: 10h30-11h30/ 14h-14h40

PALESTRA: SUPER HERÓIS DIGITAIS –  OS MAIORES YOUTUBERS DO BRASIL
Faixa etária: acima de 12 anos
Horário: 13h-13h40

Estação Code – atividades:

Aqui os participantes aprenderão as estratégias e o que precisam saber para criar seus próprios jogos: desenvolvimento de personagens, storyboards, animação, ambiente e design de níveis, testes beta e, é claro, muita programação. As atividades também envolvem design, lógica, matemática, conhecimentos de informática, trabalho em equipe e criatividade.

GAME FACTORY + DEMO ROBÔ + DRONE
Faixa etária: 09 a 13 anos
Horário: 10h-11h / 13h-14h/ 15h-14h

CODE FOR KIDS + DEMO ROBÔ + DRONE
Faixa etária: 05 a 08 anos
Horário: 11h15-12h15/ 14h15 – 15h15

Outras atividades:

Jardim – atividades:

BOLA DE SABÃO GIGANTE
Faixa etária: Livre
Horário: 10h–11h/ 15h- 16h

MALABARISMO
Faixa etária: Livre
Horário: 11h – 12h/ 13h – 14h

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
Faixa etária: Livre
Horário: 14h – 15h/ 15h – 16h

PERNA DE PAU
Faixa etária: Livre
Horário: 16h-17h

SHOW DE PALHAÇOS
Faixa etária: Livre
Horário: 17h-18h

Cinema a Céu Aberto:
Exibição de curtas para todas as idades. Espaço com tapetes, almofadas e cadeiras espreguiçadeiras.

Platô e Oca – atividades:

IOGA
Faixa etária: Livre
Horário: 10h-11h

CAMINHADA ECOLÓGICA
Faixa etária: Livre
Horário: 10h-10h30/ 15h-15h30

Apresentação de banda itinerante:
Na parte da tarde, apresentação de banda que circulará nas dependências do Parque Lage.