Festival que desafia participantes a criar filmes em 3 dias abre inscrições

Créditos: Divulgação

O festival de cinema 72HORAS RIO já está com inscrições abertas para sua quarta edição. O evento, que desafia cineastas a tirar as ideias da cabeça e produzir um curta-metragem no prazo de 72 horas, recebe propostas de interessados até o dia 20 de outubro pelo site www.72horasrio.org. As inscrições são gratuitas.

Até a terceira edição, o 72HORAS RIO Festival de Filmes motivou a produção de mais de 200 curtas produzidos por 3.767 cineastas e atingiu um público presencial de mais de 12.000 pessoas. No quarto ano, o festival deixa de contemplar apenas a Zona Portuária e recebe filmes produzidos por toda a cidade do Rio de Janeiro. Documentários, ficções ou animações? Tanto faz. O fundamental é que toda a produção de roteiro, filmagem e edição devem ser completados no prazo máximo de 72 horas, que oferece premiação aos candidatos. Todos os filmes entregues serão exibidos nas mostras realizadas durante o evento.

A largada do festival, às 19h do dia 01 de novembro, é o início do desafio. Serão anunciados “Elemento Criativos”, como uma frase, um objeto ou um corte de edição que devem ser inseridos nas produções com a finalidade de garantir que os filmes sejam produzidos durante o período determinado. No encerramento do prazo, às 19h do dia 04, as equipes vão correr até a linha de chegada para entregar seus filmes finalizados. Os filmes serão exibidos em mostras em no mesmo mês.

Um júri composto por cineastas, produtores e profissionais de audiovisual vai julgar 15 categorias: Primeiro, Segundo e Terceiro Melhor Filme, Ficção, Documentário, Animação, Filme Celular, Direção, Roteiro, Edição, Cinematografia, Trilha Sonora Original, Ator, Atriz, Maquiagem, e Uso Inovador de Elementos Criativos. Os melhores curtas serão premiados e re-exibidos na Cerimônia de Premiação.

Para os idealizadores do projeto, Cristiano Vicente e Nicole Freeman, o festival é muito gratificante. “É uma brincadeira bem gostosa – 72 horas é adrenalina pura! O curto prazo estimula a criatividade e os resultados são surpreendentes”, ressalta Cristiano. “O festival é para todos. Encorajamos a participação de pessoas de qualquer área, habilidade ou idade. Eu sempre fico impresionada com a energia que esse desfio estimula”, acrescenta Nicole.