TSE adia eleições em Macapá diante da crise na energia elétrica

Macapá tem eleições adiada por falta de energia elétrica. Ainda não há previsão de novas datas- Crédito: Ministério de Minas e Energia.
Sem energia elétrica, Macapá não terá eleições nos dia 15 e 29 de novembro- Crédito: Ministério de Minas e Energia.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), adiou o primeiro e segundo turno das eleições municipais em Macapá. Decisão foi anunciada na última quarta-feira, 11, atendendo a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). “Tendo consultado todos os demais membros do tribunal, suspendo a realização das eleições municipais de Macapá/AP, até que se restabeleçam as condições materiais e técnicas para a realização do pleito, com segurança da população”, apresenta Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral -TSE.

A decisão vai a referendo, pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta, 12. O Tribunal Regional Eleitoral-AP, solicitou o adiamento das eleições argumentando a dificuldade do município com a falta de energia elétrica, decorrente de um incêndio no dia 3 de novembro, que atingiu uma subestação que pegou fogo em Macapá e deixou 13 dos 16 municípios sem eletricidade.

Ainda não há previsão de novas datas para a realização das eleições. De acordo com o TRE-AP, isso só será possível quando for restabelecido todo serviço de energia elétrica na capital do Amapá. No último sábado, 7, bairros de duas cidades começaram a ter o serviço de energia elétrica regularizado.

O TSE aguarda o tribunal eleitoral local definir a nova data de votação. O primeiro turno em todo o país está previsto para este domingo, 15, e o segundo, para o próximo dia 29.

Leia mais: Eleição 2020: função do vereador e prefeito