Todo apoio à professora Márcia Eurico!

Créditos: Reprodução Internet

Estudantes de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católia de São Paulo (PUC-SP) ocuparam na segunda-feria, 21/05/2018, parte do prédio antigo da referida instituição para a contratação efetiva da professora substituta Márcia Eurico, a primeira professora negra da PUC-SP. A ação dos estudantes é de suma importância para que a população negra alcance mais essa conquista.
Esta instituição teve o curso de nível superior em Serviço Social implementado em 1936, consagrando-se como referência em qualidade no país; tendo a implementação do curso de mestrado em 1971 e de doutorado em 1981. Desse modo, a instituição tem uma vasta experiência na formação de profissionais do Serviço Social e acabou se tornar referência para toda a América Latina.
O que me espanta é que no ano de 2018 seja necessário uma mobilização na forma de ocupação do prédio da PUC-SP para que a mesma efetive a contratação de Márcia Eurico como professora. Em minha opinião é vergonhosa essa situação, pois após 80 anos de existência do curso em Serviço Social, somente agora passa a existir, ainda que sob pressão, a possibilidade da PUC contratar uma professora negra. Se isso não é racismo,que nome, você leitora ou leitor, dá a tal fato?
O racismo no Brasil se manifesta de forma tão escancarada que é preciso mobilização para que a população negra seja contratada para continuar a realizar um trabalho que já realiza (no caso de Márcia). E para que não reste dúvidas, caso alguém a tenha, já viram alguma mobilização para a PUC-SP contratar professorxs brancxs? Não, porque para o pensamento e prática racistas xs brancxs são professorxs por uma questão natural, enquanto que para a população negra isso só ocorre através do constrangimento público e massivo.
E se o modo de contratação tiver que ser sob pressão, então que seja, ocupemos todos os espaços até que todos eles sejam coloridos com nossa pele preta. Queremos professorxs, juizxs, promotorxs, advogadxs pretxs (e muito mais profissões) em todos os locais nesse país que tem sua população de maioria negra. Racistas, entendam que o cerco para vocês está cada vez mais curto e encurtaremos ainda mais. #ficamarciaeurico.