Teatro: Shakespeare em versão periférica e entrada colaborativa

Peça Ricardo - Um homem do seu tempo. Imagem: Divulgação.

Com uma visão periférica da obra de Shakespeare, se apropriando de uma linguagem bastante popular, o espetáculo “Ricardo III Um Homem do Seu Tempo” chega ao último final semana de apresentações da temporada no Terreiro contemporâneo, no centro da capital carioca. Com direção de Wellington Fagner e atuação de Alexandre Gomes, a peça tenciona a relação de poder, a ambição e a corrupção do gênero humano. A entrada é contribuição voluntária.

De realização da Cia de Atores da Fábrica, a montagem é um solo narrativo que tem como ponto de partida a descoberta da ossada do monarca no ano de 2012 na cidade de Leicester, o que veio, segundo os ingleses, trazer sorte para o time de futebol Leicester Cty, culminando na conquista do campeonato inglês em 2016. Uma bola de futebol, uma capa, uma espada e três esqueletos são alguns dos elementos usados para contar essa história através de uma linguagem periférica, ratificando o quanto Shakespeare é acessível a todas as pessoas.

“Shakespeare era periférico. A elite o coloca em um lugar que não é real. Suas obras eram populares para aquela época e ao trazê-la para os dias atuais devemos manter sua essência popularesca, tornando-a acessível a todas as pessoas. Isso também é uma política de afirmação territorial, onde montar um Shakespeare periférico é dizer que, nós periféricos, precisamos de acesso a outros espaços”, afirma o ator Alexandre Gomes.

A peça tem últimas apresentações nesse próximo fim de semana, sexta e sábado (17 e 18), às 20h, e domingo (19), às 19h. O Terreiro Contemporâneo fica localizado na Rua Carlos de Carvalho, nº53, Centro, Rio de Janeiro.

 

Peça: Ricardo III Um Homem do Seu Tempo

LOCAL: TERREIRO CONTEMPORÂNEO

ENDEREÇO: Rua Carlos de Carvalho, nº53, Centro, Rio de Janeiro.

DATA: de 10 a 19 de janeiro

HORA: sextas e sábados 20h e domingos 19h

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

TEMPO: 60 minutos

ENTRADA: contribuição voluntária