Suellen Barbosa, da ANF, é selecionada no curso: “Primeira Infância e Cobertura das Eleições de 2022”

Crédito: Divulgação
Nos dias 26, 27 e 28 de julho, aconteceu o curso: “Primeira Infância e Cobertura das Eleições de 2022”. O curso faz parte da iniciativa, “Escolha pelas mulheres e crianças”, e selecionou 20 profissionais e estudantes de jornalismo, para discutir como as produções jornalísticas podem contribuir na ampliação do debate sobre a garantia dos direitos das crianças na primeira infância no cenário político.
Entre as pessoas selecionadas, nacionalmente, está Suellen Barbosa, do Recife- Pernambuco, Agente Comunitária de Comunicação, formada pela ANF- Agência de Notícias das Favelas e atuante na organização com produções de matérias de forma constante, além de contribuir na articulação da ANF na sua região de militância.
Foram selecionados profissionais dos estados da Paraíba, Amazonas, Pará e São Paulo.
Programação do curso
O primeiro dia, 27 de julho, do encontro contou com a contribuição da mestra em direito Mayara Silva, que trouxe para o debate, a apresentação dos documentos legais garantidores dos direitos das crianças, a importância de destacar nas análises e produções realizadas, os marcadores sociais dessa população, ou seja, contextualizar raça, classe e gênero.
Além de focar na necessidade da sociedade entender que faz parte do tripé de cuidado da primeira infância, obedecendo o que diz a constituição.
Crédito: Divulgação
No segundo dia de formação, a pedagoga e mestra em Educação, Clélia Rosa, focou nos assuntos que abrangem infância e educação, desde a infância como construção social, a responsabilidade do poder público em garantir o direito à infância e a educação, criança como “cidadã de pouca idade”, a educação infantil como algo que é feito das relações interdependentes, um olha para o currículo da educação infantil em relação ao binômio acesso – qualidade, dentre outros falas importantes sobre a temática.
A Oficina de Comunicação: Eleições e Primeira infância, aplicada pela  jornalista especialista em Educação Infantil, cofundadora do Nós, mulheres da periferia, Mayara Penina, encerrou os três dias de curso, com a escuta dos participantes sobre os assuntos debatidos nas aulas, as produções já realizadas e as sugestões de novas construções.
A formação promovida pelo Nós, mulheres da periferia em parceria com a Fundação Maria Cecília, Amazônia Real, Alma Preta Jornalismo e Marco Zero Conteúdo, teve 50 inscrições em dois dias e 20 pessoas foram selecionadas.
Próxima etapa
Após a formação, os participantes vão receber uma bolsa no valor de R$ 800,00 para produzir e publicar uma reportagem sobre o tema.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas