SMDS abre nesta quinta-feira Casa Viva para meninas envolvidas com o crack

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) inaugura nesta quinta-feira, dia 26, a Casa Viva Jacarepaguá, unidade de reinserção voltada para meninas envolvidas com drogas psicoativas, inclusive o crack. A cerimônia de entrega será às 10h, na Rua Nacional 470, na Taquara (Zona Oeste).

A Casa Viva Jacarepaguá terá capacidade para 20 adolescentes do sexo feminino entre 12 e 17 anos. Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, a ampliação do projeto Casa Viva é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas de combate ao crack na cidade do Rio de Janeiro. “A ampliação do projeto Casa Viva é fundamental para dar novos horizontes e reconstruir a vida desses jovens, que enfrentam o drama da dependência química. Por isso, precisamos restabelecer seus vínculos sociais e familiares, através de um olhar diferenciado. Tenho convicção de que o nosso trabalho de combate ao crack deve servir de modelo para o restante do país”, afirmou o secretário.

O projeto Casa Viva foi ampliado pela SMDS. No último dia 12 foi inaugurada a Casa Viva Bonsucesso, a primeira das cinco unidades que estarão em funcionamento até o final deste ano. Em parceria com o Viva Rio, a Prefeitura do Rio oferecerá ao todo 100 vagas no novo modelo especializado no abrigamento de menores com dependência química.

Serviço – Inauguração da Casa Viva Jacarepaguá:

Data: 26/09 (quinta-feira)

Horário: 10h

Local: Casa Viva Jacarepaguá – Rua Nacional, 47 – Taquara – Jacarepaguá

A unidade contará com sala de informática, biblioteca, sala de jogos, brinquedoteca e área de convivência. Técnicos do Instituto Helena Antipoff, ligado à Secretaria Municipal de Educação, serão responsáveis pela avaliação pedagógica dos jovens, através de atendimentos individuais. Eles serão encaminhados para classes regulares ou especiais, indicando-se os equipamentos necessários a cada caso.
Na Casa Viva, as adolescentes frequentarão a escola e serão acompanhadas por técnicos da Secretarias de Saúde e de Educação. Na unidade de Jacarepaguá também serão desenvolvidos projetos nas áreas de cultura, esportes e lazer, com infraestrutura voltada para a reinserção social dos adolescentes. O objetivo é criar um ambiente lúdico e acolhedor, que ajude a promover a recuperação das jovens.

abriigo