Samba Gospel no mês da Consciência Negra

Samba Gospel
Crédito: Marcelo Lima
Crédito: Marcelo Lima

No dia da Consciência Negra cerca de 500 pessoas vindas de diversas partes do Brasil, como: São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro, se reuniram próximo ao portão 3, do Parque de Madureira para o evento Samba na Praça. A festa que teve início por volta das 17h se estendeu até às 22h, com muito Samba Gospel.

A roda de Samba bem conhecida entre os Sambistas de Cristo do Brasil costuma acontecer anualmente reunindo sempre os movimentos na cena do samba cristão, como Projeto Samba com Cristo, Samba na Praça, Projeto Samba na Garagem, além de grupos e artistas do meio, onde todos juntos vindos de diversas partes do país compõem o movimento dos Sambistas de Cristo.

Participaram dessa roda os grupos: 100% Fé (Ex-Grupo 100%), Chega Mais pra Cristo, Samba Divinal; os cantores: Jorge Dom (Ex-GRES Portela e Tradição), Angelo Rosa (Ex-Nosso Sentimento), Flavinho Silva (Ex-Fundo de Quintal e 100%), Daniel Renovado, entre outros.

Jorge Dom cantando / Crédito: Marcelo Lima

O músico Daniel Renovado já bastante conhecido não só no meio dos Sambistas de Cristo, como também no Samba Popular, tem músicas gravadas com grandes nomes do Samba como: Prateado, Mauro Diniz, Boris, Camilo Mariano, Jota Moraes, Fabinho Viotto, Marcelo Lombardo e Rafael Castilholl. Renovado tem em seus trabalhos participações especiais com Nego Branco, Eder Miguel, Pezinho, Turma do Pagode, Waguinho e Gustavo Lins.

Daniel que tem um forte testemunho de vida, fala da sua vida antes de sua conversão e atualmente. “Eu vivia escravizado pelas drogas na Cracolândia de São Paulo, minha mãe sofria muito com a vida que eu levava, mas apesar de tudo ela não parava de orar e interceder a Deus por minha vida. Até que um dia o Senhor ouviu o clamor da minha mãe e eu decidi largar tudo por amor a Jesus, agora sou um novo homem alcançado pelo evangelho de Cristo. Deus é tão maravilhoso que sou pastor da Comunidade Apostólica para as Nações, na Zona Norte de SP, sobre a liderança do Bispo Saul Dias, por graça e misericórdia de Deus”.

Pr. William, Noel, Daniel Renovado e Marcelo Lima / Crédito: Mano George

Renovado ainda acrescentou a respeito de sua participação no Parque Madureira: “Estou muito feliz em participar desse evangelismo do projeto Samba na Praça Brasil com meus irmãos. Mais uma vez pude ver a Glória do Senhor se manifestar e vidas foram alcançadas”.

A roda de samba desses Sambistas é bem envolvente e chama a atenção dos que passam próximo dela. Dessa forma, o objetivo de evangelizar e alcançar pessoas através da música é alcançado com sucesso, seja na praça, nas ruas e principalmente nas favelas/periferias. É exatamente nesses territórios, onde o samba teve origem, que a missão desses crentes é conquistada. Muitos deles já têm um envolvimento com esse ritmo popular desde pequenos, e quando procuram falar de Deus em suas canções a coisa fica ainda melhor.

Marcelo Lima e a Roda de samba do Projeto Samba na Praça Brasil

No Parque Madureira não foi diferente, muitas pessoas que passavam pelo local paravam por alguns minutos para ver e ouvir o que estava acontecendo por ali, gente que se lembrava das músicas tocadas nas igrejas e que se recordava dos momentos em que estavam em suas congregações louvando a Deus.

A força do Samba Gospel

Gente evangélica ou não, pessoas de outras religiões ou até mesmo que um dia frequentaram a igreja evangélica, ficaram maravilhadas com o evento que acontecia ali. Gente de todos os jeitos, de todas as cores e de todas as raças, ouviam o balanço do samba. Outros paravam, pois nem sabiam que existia o samba evangélico.

Com toda a popularidade que o samba ganhou no país, ainda assim quando falamos de samba gospel ou evangélico, tem muita gente que não conhece ou não sabe da existência desse ritmo, que não passa do verdadeiro samba popular, só que ainda mais atrativo. Especial pelo simples fato de ter como seu principal objetivo falar de um amor universal, que é o amor de Deus.

Anderson Cruz, líder e organizador do Projeto Samba na Praça Brasil, destacou a importância e o privilégio de estar à frente do evento, “Para mim, é uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande, principalmente pelo fato de estarmos em tempo de pandemia e voltarmos com o evento após dois anos. Deus colocou no meu coração o Parque de Madureira para ser o local do evento e é sempre um desafio a cada ação. Essa responsabilidade vem como um ofício, mas também produz crescimento, para que eu venha ser edificado”, afirmou o líder.

Crédito: Divulgação

Uma das pessoas que pôde conhecer esse ritmo no último dia 20 de novembro, no evento Samba na Praça Brasil, foi Sidnei Tardin, sambista, recém convertido ao evangelho. Ele não sabia da possibilidade de continuar tocando e cantando samba como cristão. Ao se deparar com os Sambistas de Cristo em Madureira, ficou impressionado. “Eu vi tudo aquilo como um projeto extremamente abençoado, na mesma hora eu resolvi participar, eu sou novo convertido, me batizei há pouco tempo e passando ali, por acaso, eu senti o clima de como é bom poder louvar a Deus com o samba. Na igreja onde eu congrego não tem esse tipo de coisa, sou do samba, já toquei em vários lugares e agora que me converti, ver o samba Gospel foi perfeito, pois foi a oportunidade de falar de Jesus e voltar a me alegrar através do samba”, afirmou Sidnei.

A curiosidade fez ele estar perto daquela roda de samba, isso lhe deu a oportunidade de fazer novas amizades e manter contato com os Sambistas de Cristo através de um dos pastores que participava do evento. Foi quando Sidnei pôde conhecer o pastor Ivan Aurélio, membro do movimento Sambistas de Cristo, e integrante do Projeto Samba com Cristo, em Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Pastor Ivan e o projeto Samba com Cristo

O pastor Ivan não perdeu a oportunidade de recepcionar e integrar esse irmão como também mantê-lo inserido no grupo do projeto Samba com Cristo, “O Sidnei me conheceu lá no meio da roda de samba no Parque de Madureira, ele é novo convertido, estava maravilhado porque não sabia que tinha samba gospel, a esposa também é evangélica, estavam os dois lá e me perguntaram: poxa como eu faço para fazer parte disso? Eu já peguei o número dele e estou adicionando aqui no grupo. Vamos agregar ele a nossa rapaziada pessoal!”, ressaltou o pastor.

Conheça você também esse movimento dos Sambistas de Cristo! Assista às reuniões todas as sextas-feiras, a partir das 20h.
Local: Avenida Monsenhor Félix, 946, em Irajá ou ao vivo pelas redes sociais Facebook ou Instagram do Projeto Samba com Cristo, a Casa de Samba Adorador dos Sambistas de Cristo no Rio de Janeiro.

Agenda dos Sambistas de Cristo

Na próxima quarta-feira (01/12), os Sambistas de Cristo representados pelo Projeto Samba com Cristo e Projeto Samba na Praça estarão no programa “Vem com a Gente”, com Gardênia Cavalcanti, na TV Band, a partir das 14h.

No dia próximo sábado (04/12), na Roda de Samba em Oswaldo Cruz, a partir das 19h, na semana do Dia Nacional do Samba. Endereço: Rua Omar José Monteiro, em frente ao número 83.

Siga as redes sociais desses movimentos:

@projetosambacomcristo/@sambistasdecristooficial

@sambanapracabrasil/@projetosambanagaragem_82.

Pastor Ivan Aurélio a frente da roda de samba / Foto: Mano George

Clique aqui para conferir um vídeo do evento.

Você já leu a matéria sobre o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue? Clique aqui para ler.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anteriorPoesia delas: mulheres na literatura periférica está disponível no YouTube
Próximo artigo“Carro da Vacina”- periferias do Recife recebem mutirão da vacina contra a Covid-19
Mano George
George Fernando Coelho, nascido no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1981, conhecido popularmente por Mano George. É jornalista formado em comunicação social nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, e passou a adquirir o perfil de "Mano" ao seu nome, após iniciar carreira musical como rapper do antigo grupo Aliados de Deus e trabalhar como locutor nas rádios das comunidades do Lagartixa, Quitanda e Pedreira, localizadas no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, zona norte do Rio. Trabalhou como correspondente do site Viva Favela e do portal Radiotube há mais de 7 anos, além de trabalhar na empresa Graça e Paz Multimídia atuando na Rádio Graça e Paz FM como apresentador e repórter de 2003 a 2011. Foi assessor de imprensa do jogador de futebol Julio Cesar, volante do Boa Vista, pelo carioca em 2011/2012. Foi assessor de imprensa do candidato a vereador Xandinho Jogador, nas eleições 2016, além de ter sido jornalista do Sintrasef (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do RJ) 2013/2015. Foi assessor de imprensa do Superintendente da Pavuna Itagibe Cabral, no início do governo Marcelo Crivella, na Prefeitura do Rio. Hoje é correspondente da ANF, jornalista do Programa Favela Recebe pela Outro Lado Produções e assessor de imprensa do Museu do Grafite.