Rocinha Recicla vai retirar 30 toneladas de plástico por mês da favela

Rocinha Recicla
Plastic Bank - Coletores Vidigal 2 (Divulgação).

Com o intuito de auxiliar na renda de coletores e, impedir que o plástico polua os oceanos, a empresa social Plastic Bank, irá inaugurará um novo centro de coleta, o Rocinha Recicla, instalado no Complexo Esportivo da Rocinha.

Então, os coletores cadastrados no aplicativo da empresa e recebem bônus por cada quilo recolhido, além do valor de mercado. Isso representa um aumento na renda média mensal desses coletores em, pelo menos, 40%.

Sendo assim, as trocas registradas por meio de uma plataforma protegida, que permite que a coleta seja rastreável, garantindo a receita e verificando os relatórios. O material coletado é reprocessado em uma matéria-prima denominada Plástico Social®, para reutilização em produtos e embalagens.

Rocinha

Certamente, a abertura do centro de coleta Rocinha Recicla representa um marco no objetivo de parar o plástico oceânico e apoiar comunidades de coleta no Brasil. Assim, com a ajuda de membros da comunidade, o centro pretende impedir que 30 toneladas de plástico cheguem ao oceano todos os meses.

De acordo com a Diretora da Plastic Bank Brasil, Helena Pavese, a oportunidade de trabalhar na Rocinha é notável, considerando o simbolismo associado à poluição de plásticos na região.

“Imagens da ‘onda de plástico’ chegando à Praia de São Conrado após tempestades no Rio de Janeiro comuns e, ano após ano, reforçam a questão do descarte incorreto do resíduo na Rocinha. Isso torna essencial a nossa atuação neste local. Então, graças à parceria com a SC Johnson, a reciclagem na comunidade gerará impacto ambiental positivo e aumenta a renda dos coletores”, diz Pavese.

Neste início, estima-se que 60 novos coletores da Rocinha e arredores comecem a recolher o plástico através do projeto Rocinha Recicla.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas