Rocinha: o desejo pelo saneamento básico

Crédito: Divulgação

Para cobrar por um direito que não é solucionado desde 2013, uma luta antiga que se estende até os tempos atuais, moradores da Rocinha se  concentraram na Entrada dos Boiadeiros para reivindicar o saneamento básico da região.

A manifestação foi organizada pelo Coletivo Rocinha sem Fronteiras, no último sábado, 7, pacífica e contou com a presença de parlamentares, artistas (mulheres na perna de pau segurando cartazes de reivindicação),  distribuição de bolo com a frase: A Rocinha Pergunta cadê o saneamento? 

O articulador cultural do Museu Sankofa da Rocinha, Antônio Carlos Firmino, fala durante o ato. Foto: Divulgação/Rede Social

Rocinha Sem Fronteiras 

É um coletivo organizado por moradores que lutam por seus direitos e deveres desde 2006. Onde se reúnem uma vez por mês aos sábados na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, para discutir temas relacionados a comunidade com objetivo de ampliar o conhecimento dos seus direitos e deveres, tendo como principal objetivo saneamento básico e moradia digna. 

Como faço para chegar no local?  

Para chegar no local basta pegar um Mototáxi na Estrada da Gávea e pedir para deixar na Paróquia, pois o motoqueiro conhece bem. 

Por dentro da história! 

Em 2013, o governo federal lança um programa intitulado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a favela da Rocinha é contemplada para receber o PAC 1. Sem concluir as obras do primeiro projeto, o governo anuncia o PAC 2. Uma onda de protesto se inicia contra o teleférico e em prol do saneamento, anos se passaram e o governo não tomou nenhuma medida quanto ao saneamento, quem dirá ao tal teleférico prometido. Num vídeo publicitário governamental, é possível ter uma ideia do que foi planejado para ser implementado na favela da Rocinha. 

Banner de campanha desenvolvido pelo Rocinha Sem Fronteiras, para divulgação entre moradores no ano de 2013. Imagem: Reprodução/Internet

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas