Risco de deslizamentos faz sirenes de treze favelas cariocas serem acionadas

Zonas sul e oeste são as que concentram maior volume de chuva, ruas alagadas e bolsões d'água - Foto: Reprodução/ TV Globo

Na manhã desta terça-feira (22), a Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro acionou as sirenes nas favelas da Rocinha, Formiga, Sítio Pai João e Guararapes. A motivação foi o alto risco de deslizamento que a forte chuva que atinge a cidade pode ocasionar. As sirenes foram ativadas respectivamente às 8h10, 10h40, 10h43 e 11h48. Na parte da tarde outras favelas tiveram sirenes acionadas: Salgueiro, Sumaré, Borel, Santa Marta, Ladeira dos Tabajaras, Cabritos, Escondidinho, Prazeres e Vila Elza. A prefeitura recomenda que ao escutar o aviso sonoro os moradores se desloquem para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199.

A chuva também causou estragos em unidades públicas de saúde na Pavuna, Pedra de Guaratiba e na Maré. Na Pavuna o teto da Clínica da Família Manuel Fernandes de Araújo cedeu após as calhas do local ficarem entupidas. Em Pedra de Guaratiba os pacientes do Centro Municipal de Saúde Dr. Alvimar Carvalho viam a água escorrer pelo teto da unidade enquanto esperavam atendimento. Na Maré, parte do teto de gesso da Clínica Vila do João já tinha caído por causa de outra chuva, sem reparo o problema piorou.

Segundo o Alerta Rio o céu estará encoberto, com chuva moderada a forte, podendo ser muito forte isolada durante toda a tarde desta terça-feira (22). A partir da noite, a previsão é de redução da intensidade da chuva. Os ventos serão predominantemente moderados, com rajadas de intensidade forte e as temperaturas estarão em queda, com máxima de 23°C.

De acordo com o Centro de Operações Rio estações pluviométricas registraram nas últimas 24h mais chuva do que era esperado para o mês inteiro. Na estação Alto da Boa Vista, por exemplo, a média histórica para a estação é de 148, 3 mm, nas últimas 24h, já acumulou 248, 4 mm. Na estação Grota Funda, a média histórica é de 107,3mm e, nas últimas 24h, já choveu 181,8 mm. Nas redes sociais um morador da Rocinha registrou o grande volume de água que está atingindo a favela:

Além das fortes chuvas há um alerta também para a possibilidade de ventos fortes, a qual o Centro de Operações Rio recomenda:

Em casa:

  • Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa.
  • Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;
  • Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore;
  • Evite deixar objetos que possam cair em locais altos;
  • Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas;
  • Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

Na rua:

  • Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas;
  • Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;
  • Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
  • Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata;
  • Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.