Rebecka de França, mulher trans, assume Coordenação de Diversidade Sexual do RN

Crédito: Arquivo pessoal

Rebecka França, mulher trans, oriunda da periferia de Natal, professora de Geografia, especialização em Educação Ambiental e Geografia, Mestrado em Ensino da Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN e ativista dos direitos LGBTQIA+ , assumiu a coordenação de Diversidade Sexual e Gênero (Codis) do Estado do Rio Grande do Norte.

A Codis, faz parte da Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).

Rebecka, também é coordenadora geral da Associação de Travestis e Transexuais Potiguares na Ação pela Coerência no Rio Grande do Norte (ATTRANSPARENCIA-RN), entidade filiada à Rede Trans Brasil.

Quem coordenava a Codis era a jornalista, Janaína Lima, também uma mulher trans.

Rebecka, já foi homenageada 5 vezes pela Câmara de Vereadores de Natal, em reconhecimento pela luta da população LGBTQIA+ da capital potiguar. Ela tem sua origem no Bairro Nossa Senhora de Nazaré, comunidade “Beco da Vaca”, onde estudou até o ensino médio, em escola pública. Ela também recebeu a Comenda Câmara Cascudo entregue pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Um dos principais objetivos da nova coordenadora é consolidar o pagamento das bolsas do Programa “Transcidadania”, que visa o reconhecimento dos direitos humanos, o acesso à cidadania e a qualificação e humanização do atendimento prestado às pessoas transgêneros, travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social.

“Iremos dar continuidade ao trabalho da Janaina, chegamos agora no setor, estou observando o andamento das ações e irei verificar com a Deputada Natalia Bonavides as questões das bolsas do Programa Transcidadania, que ainda não foram pagam às meninas do projeto”, disse Rebecka de França.

Artigo anteriorMinistério da Saúde quer Brasil sem tuberculose antes da meta mundial
Próximo artigoInstituto Neoenergia abre inscrições para Prêmio Inspirar 2023
Doté Olissassì
Graduado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Pública Ambiental, Roteirista, Produtor Cultural, Comunicador e Consultor de Projetos. Autoridade Tradicional (Doté) da Fraternidade de Matriz Africana S'aganmà Zùn, Povo Tradicional de Matriz Africana Jeje Mahi. Coordenador Geral do escritório da Associação Mundial Naziafah no Brasil, Coordenador Nacional de Articulação Política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, Coordenador de Comunicação da Teia Nacional Legislativa em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Dirigente do Núcleo Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Partido dos Trabalhadores, Conselheiro Fiscal da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - COOPTMA, membro do Movimento Negro Unificado - MNU-RN, Coordenador Estadual do Setorial de Segurança Alimentar do PT-RN, Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro Nacional de Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Consultor de Projetos da Associação Multicultural Azumatar, Consultor Pedagógico da Antropos Consultoria Socioambiental, um dos autores do Livro Negritude Potiguar e Colaborador da Agência de Notícias das Favelas - ANF.