Rainha Mãe Naryé Kon’dodo Todegla saúda às Mulheres Negras brasileiras

A Rainha Mãe Naryé Kpodjitó Animahsôh II Kon’dodo Todegla, presidenta da Associação Mundial Naziafah da cidade de Allada, república do Benin (África) enviou mensagem para às mulheres negras brasileira e da Tradição de Matriz Africana.

A mensagem é referente ao dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana, Caribenha e Africana – Dia de Tereza de Benguela.

A Rainha Mãe Naryé Kpodjitó Animahsôh II Kon’dodo Todegla é também vice presidenta do Conselho Nacional de Cultos Endógenos do Benin – CONACEB e que via escritório brasileiro da Associação Naziafah vem dialogando com os Terreiros Matrizes da Tradição Jeje para criar o CONACB Brasileiro.

Logo do CONACEB

Em 2018, a sua participação no Fórum Social Mundial em Salvador abriu muitas expectativas das relações internacionais do Brasil com à África para além de um processo turístico e sim uma relação de dupla cidadania.

Crédito: Doté Olissassì/ANF

MENSAGEM DA RAINHA MÃE

“Olá a todas às mulheres negras brasileiras e às mulheres da Tradição de Matriz Africana. Saudações Tradicionais.Eu sou a Rainha Mãe Naryé Kpodjitó Animahsôh II Kon’dodo Todegla, Vice Presidenta do Conselho Nacional de Culto Endógeno do Benin – CONACEB e Presidenta da Associação Mundial Naziafah. Hoje dia 25 de julho celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha – Dia de Tereza de Benguela.

Muitos temos a avançar e a celebrar. Porém, precisamos lembrar e olhar para às diversas mulheres que a essa hora estão em violência doméstica. Vamos resgata-las. Quero deixar minhas palavras às mulheres negras do Brasil e a todas aquelas que estão construindo uma melhor política.

Graças a volta do Presidente Lula, temos outra vez o ministério das Mulheres, temos, a volta da Igualdade Racial e pela primeira vez o ministério dos Povos Originários. Esses todos ministérios coordenados por mulheres guerreiras. Somos fortes necessárias.Dizer que em pleno ano de 2023, não podemos aceitar que temos mulheres sendo resgatadas de trabalhos análogos a escravidão. Estamos aqui no palácio nos organizando junto ao nosso escritório brasileiro para nosso retorno ao Brasil.
As mulheres Africanas e as brasileiras juntas vão curar o mundo. Nossos “cincerros” votos de luta e muitas conquistas a todas às mulheres da Tradição de Matriz Africana do Brasil.
Somos mais que religião, somos Tradição e lutamos pelo um mundo melhor. Somos povos Tradicionais de Matriz Africana. Viva às mulheres Africanas, latinas americanas, caribenhas e Brasileiras. Viva Tereza de Benguela!”

Confira no link o vídeo da homenagem.

Homenagem às mulheres negras do Brasil

Artigo anteriorMulheres negras marcham contra o feminicídio em Rio de Contas
Próximo artigoLeituroteca “Orí Aiê – Tempo de ler-se” celebra 1° aniversário
Doté Olissassì
Graduado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Pública Ambiental, Roteirista, Produtor Cultural, Comunicador e Consultor de Projetos. Autoridade Tradicional (Doté) da Fraternidade de Matriz Africana S'aganmà Zùn, Povo Tradicional de Matriz Africana Jeje Mahi. Coordenador Geral do escritório da Associação Mundial Naziafah no Brasil, Coordenador Nacional de Articulação Política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, Coordenador de Comunicação da Teia Nacional Legislativa em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Dirigente do Núcleo Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Partido dos Trabalhadores, Conselheiro Fiscal da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - COOPTMA, membro do Movimento Negro Unificado - MNU-RN, Coordenador Estadual do Setorial de Segurança Alimentar do PT-RN, Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro Nacional de Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Consultor de Projetos da Associação Multicultural Azumatar, Consultor Pedagógico da Antropos Consultoria Socioambiental, um dos autores do Livro Negritude Potiguar e Colaborador da Agência de Notícias das Favelas - ANF.