QUILOMBO JACARÉ

 jacarezinho

Serra da Barriga – Alagoas – Quilombo dos Palmares. O maior projeto de justa sociedade do Brasil. Ali viviam não só negros como muitos pensavam, mas haviam também, índios e brancos pobres. Mais de vinte e cinco mil pessoas habitavam aquele local distribuídos em mocambos. Tendo como  rei – Ganga Zumba primo de Zumbi que após a sua morte assumiu o Quilombo.

Este belo modelo de sociedade resistiu por longos anos até a sua destruição em 1685 pelo então chefe dos capitães do mato da época – Domingos Jorge Velho.

Entre os bairros de Maria das Graças, Jacaré, Cachambi e Engenho Novo, nasce a Favela do Jacarezinho maior concentradora de negros em favelas do Rio de Janeiro. A sua grandeza é tão visível que o poeta Claudionor Santana, conhecido como  Nonô Crioulo descreveu-a como a Capital das Favelas.

Não poderia ser diferente de Palmares obviamente, reservadas as devidas proporções em ser também de resistência.

Nas décadas de 60, em plena ditadura militar, recebeu um aparelho – nome dado aos grupos de militantes contrários ao regime daquele momento. Professores, estudantes, sindicalistas, políticos e proletários, reuniam-se na favela para traçar métodos de combates. Por este motivo foi chamada de “Moscousinho das Favelas”. Também como Palmares, a Favela do Jacarezinho, embora fundada por negros tem em sua população, brancos nordestinos que foram e são bem vindos à favela.

Próximo do dia Nacional da Consciência Negra, não podemos deixar de enfocar a importância do Jacarezinho na contribuição desta história. Para tanto, neste dia estaremos inaugurando o Quilombo Jacaré.  A ideia desta proposta é a revitalização da história dando continuidade a luta dos negros favelados em busca da sua cidadania. Não temos dúvidas de que encontraremos muitos Zumbis nos novos Quilombos Urbanos. O começo será aqui no Jacarezinho com a inauguração do Quilombo Jacaré.

Palmares sucumbiu nas mãos dos capitães do mato comandados por Domingos Jorge Velho, mas do quilombo Jacaré ecoará o grito de liberdade mesmo com a presença dos capitães do mato atuais (Policia Militar).

Salve Manoel Congo, Zumbi dos Palmares e Dandara!

Rumba Gabriel