Projeto Primeira Pele: iniciativa pretende discutir racismo entre atletas

A iniciativa também criou o Manual Anti-Racismo no Esporte- Crédito: Observatório Racial no Futebol

No último domingo (21), Dia Internacional contra a Discriminação Racial, foi lançado o projeto Primeira Pele.

O objetivo do projeto é discutir questões raciais com os atletas negros, possibilitando o protagonismo nas discussões e tomadas de decisão sobre o racismo no Brasil.

“O racismo estrutural brasileiro possui características próprias. Portanto, acreditamos que a troca de experiências é fundamental para nosso conhecimento, reconhecimento e organização”, trecho do projeto.

A iniciativa é de Rafael Garcia, fisioterapeuta do basquete do Corinthians, e tem a parceria da OC Branding Ruído e do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Um manifesto elaborado e pode ser assistido através do vídeo Primeira Pele Manifesto

Entre as propostas do Primeira Pele é promover encontros, mesmo que remotos, para discutir a realidade do racismo nas diferentes ramificações do esporte, com o objetivo de “ouvir nossas histórias, novas perspectivas para ampliar a visão e nos reconhecermos em nossos irmãos”, outro trecho do projeto.

Também foi criado o Manual Anti-Racismo no Esporte, em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol e assinado por advogados.

O documento está disponível no site Primeira Pele e visa dar base de conhecimento aos atletas, incentivar denúncias e ajudar a reverter as desigualdades.