Projeto no Rio de Janeiro mistura reciclagem e lazer

Garis participantes do programa Rio Novo Olhar. Foto do Facebook.

No dia mundial do meio ambiente um projeto de revitalização de espaços públicos valoriza o que há de mais bonito, utilizando objetos recicláveis. Coordenado pela Comlurb – Compania Mundial de Limpeza Urbana, o programa Rio Novo Olhar, integra órgãos da prefeitura do Rio de Janeiro, iniciativa privada e a colaboração dos moradores.

Criado em março de 2017, o programa recupera praças e áreas de lazer fazendo a limpeza e roçada dos terrenos, além de produzir brinquedos  e mobiliários para compor o ambiente. Os novos equipamentos que passam a compor os locais revitalizados são produzidos à partir do reaproveitamento de materiais como: plástico p2, pneus e troncos de árvores que sobram das podas.

O Rio Novo Olhar é composto, em sua maior parte, por funcionários da Comlurb que estão afastados das ruas por motivos de saúde. Segundo a coordenadora do projeto, Jussara Macedo, também é trabalhado a autoestima profissional desse garis, fazendo com que eles se mantenham ativos os conectando com a comunidade e também a arte urbana. “Garis grafiteiros fazem lindos desenhos e mosaicos nos locais revitalizados”, disse.

Segundo Jussara o resgate desses espaços tem o intuito de levar alegria e conscientização ambiental para os moradores. Até o momento já foram revitalizados 77 espaços espalhados pela cidade do Rio de Janeiro.