Projeto Idealize – Ação beneficia moradores da periferia de Salvador

Com o pensamento em auxiliar a comunidade da Rua Jaqueira do Carneiro, no bairro Fazenda Grande do Retiro, no mês de agosto, educadores realizaram um projeto chamado Idealize em Ação, com intuito de levar benefícios a localidade.

Na capital baiana as comunidades carentes necessitam de ajuda de muitas pessoas para ter acesso a alguns atendimentos, como aferição de pressão, glicemia, designer de sobrancelhas, entres outros.

“Aqui está precisando de projetos como este que ajude a nossa comunidade, a Jaqueira do Carneiro”. Essa afirmação é da dona de casa de 58 anos, Edna Maria Souza Santos. Ela foi uma das moradoras beneficiadas do projeto.

Foto: dona de casa, Edna Santos / Crédito: Flavio Rosário- ANF

O evento contou com a presença de fisioterapeuta e profissional de estética. Além disso, foi oferecido serviços como aferição de pressão, glicemia, ficha nutricional, design de sobrancelhas e corte de cabelo. Todos os atendimentos foram gratuitos.

A moradora da comunidade, a estudante Natália Oliveira Santos, de 24 anos, aproveitou bastante o evento e teve três atendimentos. “Eu fiz três tipos de atendimentos: teste de glicemia, design de sobrancelha e a ventosa. Aproveitei três benefícios.

A Jovem conta que aproveitou a oportunidade para cuidar da coluna, pois não tem tempo para fazer o procedimento devido os compromissos do dia a dia.

“Como a minha vida é muito ‘corrida’, aproveitei essa ação e conseguir fazer uma coisa que já estava querendo, tipo a ventosa. Eu tenho muito problema na coluna então ajudou bastante”, diz e completa: “as meninas são ótimas. Agradeço a oportunidade de poder usufruir dos benefícios proposto pelo projeto.”

Outra jovem moradora local, Daiane Gomes, 28 anos, relata que ficou à vontade no evento e percebeu que pode ser bem cuidada até mesmo na comunidade.

“Eu fiz a ventosa e sobrancelhas. Esses atendimentos foram importantes para a nossa rua, pois foi a coisa que eu mais ouvi aqui no bairro: ‘a importância do projeto para gente daqui’. Tudo isso foi o que a gente precisava. As mulheres, até mesmo as de mais idade, estavam sentindo como um dia de princesa”, diz alegremente.

Foto: moradora local, Daiane Gomes / Crédito: Flávio Rosário-ANF

A moradora faz questão de mencionar que o projeto possibilitou o empoderamento feminino.

“Muitas vezes queremos se empoderar, mas não temos condições para isso, pois está muito caro para fazer alguns procedimento estéticos, então a partir do momento que a comunidade tem um apoio de pessoas com financiamento acredito que a comunidade ganha. E nós mulheres ficamos empoderadas”, fala entusiasmada.

Para Joyce Pereira dos Santos, 35 anos, moradora do bairro de Tancredo Neves, ações como essa deveria acontecer com mais frequências nas comunidades.

Ela que é nutricionista, com especialização em nutrição clínica funcional, verificou a pressão, a glicemia, além de fazer entrevistas nos atendimentos com as pessoas para saber o histórico familiar e de precedente de patologias. Em um dos atendimentos teve uma senhora que estava com a pressão e a glicemia altas.

Foto: nutricionista, Joyce Pereira dos Santos / Crédito: Flávio Rosário-ANF

“Deu para perceber que realmente a comunidade é carente de atendimento nutricional. Fiz um atendimento de uma senhora e descobrimos que a glicemia e a pressão arterial estavam altas. Falei com ela para ir imediatamente para uma emergência”, revela.

Além do atendimento nutricional, os visitantes tiveram também o momento da beleza como corte de cabelo, sobrancelhas, entre outros, pelo morador da comunidade Mateus Costas, 27 anos. Ele conta que o trabalho de beleza nas mulheres levanta bastante a autoestima delas.

“Uma mulher com o cabelo feito, sobrancelha arrumada levanta o brilho a autoestima dela. Ela fica empoderada”, fala encantado.

O cabeleireiro manda uma mensagem para os idealizadores do projeto: “que o projeto continue. Os idealizadores estão de parabéns. A organização foi perfeita e tenham mais ações assim e que eles estejam sempre renovando e trazendo mais oportunidade para o pessoal daqui”, diz agradecido.

Foto: cabeleireiro, Mateus Costas / Crédito: Flávio Rosário-ANF

Idealizadores

De acordo com Marcos André Neri da Silva, 43 anos, educador, professor de História há 17 anos, o projeto Idealize em Ação nasceu através de um grupo de professores que se reuniram para fazer uma ação social em prol da comunidade que é muito carente.

Além dele, tiveram a ideia da ação a professora de Ciências Biológicas, Cecília da Silva Lopes, 41 anos, e Sônia Maria, professora de Língua Portuguesa, de 46 anos.

“A comunidade precisava de um olhar mais delicado e a gente vinha pensando nesse projeto desde o início do ano e conseguimos colocar em prática com os profissionais que a gente fez parcerias”, explica Cecília Lopes.

Ela ainda ressalta que teve apoio de amigos e dos próprios moradores da Jaqueira do carneiro. “O apoio que a gente está tendo são na verdade de pessoas conhecidas, nossos amigos que prestam serviços e que abraçou a nossa ideia que está acontecendo aqui, na garagem de uma das idealizadoras, Sônia”.

Mesmo com as dificuldades para realizar o evento, que contou com mais de 100 atendimentos, os idealizadores afirmaram que a segunda edição vai ser realizada em janeiro do próximo ano e o projeto vai acontecer anualmente: “A comunidade abraçou o nosso evento.  As mulheres estão cuidando da beleza, ficaram empoderadas. Vem a segunda edição e pretendemos fazer essa ação todo ano. Em janeiro de 2023 tem mais”, assegura Sônia Maria.

Foto: idealizadores, Sônia Maria, Cecília Lopes e Marcos André / Crédito: Flávio Rosário-ANF

Curso Idealize

Os professores também são fundadores do curso Idealize, que é voltado para jovens da comunidade da Jaqueira do Carneiro. O Idealize oferece curso de cuidador de idosos, auxiliar de escritório, auxiliar administrativo, reforço escolar e preparatório para Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É cobrado uma taxa social mensal para o interessado fazer parte do curso. Além disso, alunos que tenham boas notas nas escolas ganham bolsas 100% integrais.

“Hoje o curso que nós temos para IFBA, a metade dos alunos não pagam um centavo e tem alunos que até camisa nós presenteamos. Se o aluno for um bom estudante na escola recebe a bolsa. Nós trabalhamos numa comunidade carente; naturalmente se é carente nós estamos inseridos nesse processo da comunidade, então nós sabemos das necessidades”, conclui Marcos André.

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas