Primeiro caso de coronavírus no Nordeste é de Feira de Santana

Ilustração da FDA/EUA tirada da internet

Foi confirmado na manhã de hoje (6) o primeiro caso de infecção por coronavírus no Nordeste, por exame feito na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia.

A mulher tem 34 anos, mora em Feira de Santana, cerca de cem quilômetros da capital, e apresenta quadro assintomático. Ela voltou da Itália no dia 25 de fevereiro, depois de passar por Roma e Milão, e estava entre os 73 casos suspeitos no estado.

Além de Feira, os seguintes municípios notificaram suspeitas de Covid-19: Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.

A paciente do primeiro caso nordestino está em isolamento domiciliar, monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia e pela Vigilância Municipal de Feira de Santana.

Pelo Twitter, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, garantiu que “todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”.