Presos com Covid-19 têm ser transferidos de delegacias em 30 dias na Bahia

Presos fazendo teste da Covid- 19 - Foto Informa 1

Por decisão judicial, a Bahia precisa apresentar um Plano de Contingência da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização em 30 dias, para a transferência de presos que estão em delegacias com sintomas ou diagnosticados com Covid-19. A decisão do desembargador Mário Augusto Albiani Alves Júnior aconteceu no dia 30/07.

Além do plano, será necessário apresentar um local para a transferência dos presos com sintomas ou diagnóstico com coronavírus que receberam alta após atendimento na rede pública de saúde em todo o estado. A Secretaria também precisa criar estratégias para promover a assistência à saúde, a testagem e o isolamento dos presos custodiados que tenham sintomas ou diagnóstico de Covid, ou tenham tido contato com pessoas confirmadas com a doença.

Segundo a Secretaria, todos os presos oriundos das delegacias passam por uma quarentena e por uma série de exames antes de realmente adentrarem o sistema prisional. E aqueles, que apresentam sintomas respiratórios, são isolados dos demais e passam a ter acompanhamento médico diário. E aqueles, que apresentam sintomas respiratórios, são isolados dos demais e passam a ter acompanhamento médico diário.

Desde o início da pandemia 106 presos já foram confirmados com o coronavírus, até o momento nenhuma morte foi registrada no sistema carcerário. Deste total, 79 estão recuperados e os outros com sintomas leves. Das 26 unidades prisionais ativas, somente nove possuíam casos de presos infectados.