Por que defender Anderson Quack?

Revista Veja ligou nome do candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro ao tráfico - Foto: Observatório da Sociedade Civil

Nas redes sociais, artistas e produtores culturais das periferias e favelas brasileiras estão se mobilizando contra o ataque da revista Veja ao candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro, Anderson Quack. A matéria, divulgada no último dia 30, trazia em seu título uma tentativa de ligar o nome de Quack ao tráfico.

O mesmo ocorreu com  Marielle Franco, quando a elite branca e os grupos bolsonaristas usaram as mídias para desqualificar aqueles que podem representar a favela nos espaços de poder. Assim como aconteceu com Quack, as calúnias contra Marielle partiram de pessoas que estavam no poder. Como, por exemplo, a desembargadora Marília Neves, que usou seu cargo público para validar as mentiras sobre a vereadora.

Não ser solidário à causa de Anderson Quack hoje é o mesmo que endossar o discurso antifavela da revista Veja. Acredito que todos nós que lutamos pela favela temos a obrigação de não ser omisso nesta questão que mais uma vez nos é colocada à prova de nossa união como favelados.

Quack não é só da favela, é negro, pai de família, gestor, ator, diretor de teatro e cinema. Já foi diretor da Fundação Palmares e da Central Única das Favelas (CUFA). Isso não tem como esconder.

Vote em quem quiser nestas eleições, mas não seja omisso com o racismo institucional!

Leia mais: Racismo estrutural e a mídia seletiva: “branco é estudante e preto é traficante”