Pela segunda vez o MAM abre seu espaço para festival de Cultura Urbana

Arte Core Foto: Henrique Madeira

         ARTE CORE une música, skate e arte urbana com a arte contemporânea

Foto: Rene JR
Foto: Rene JR

Nos dias 18 e 19 de outubro (sábado e domingo), os cariocas poderão, novamente, desfrutar do vão central e da área externa do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que abrigará três vertentes importantes e complementares da Arte Urbana: as Artes Visuais, o Skate e a Música.

Se em 2013 o Arte Core foi apresentado de maneira quase ‘didática’, este ano será mais interativo, permitindo uma circulação mais fluida e um aproveitamento melhor dos jardins pelo público.

Mantendo a tradição de disseminar as diversas manifestações que vêm da rua, elementos como grafite, street art, música, skate, entre outros, e programação variada e para todas as idades – há oficina de skate e grafite para crianças – o fim de semana acontece em clima de arte, celebração e relaxamento.

Painel Leo Uzai Foto: Rene JR
Painel Leo Uzai
Foto: Rene JR

Na noite de sábado, haverá uma festa no clube Santa Luzia, que começa assim que as luzes do MAM Rio se apagarem, que é pra ninguém ter que voltar pra casa. Celebração sem pausa. Para os fortes! Outra novidade é o bate papo que rola no sábado, às 11h, com o advogado Luiz Felipe Soares da Soares & Lobo Advogados, sobre direito autoral. Recentemente, o escritório ganhou uma causa em favor de dois artistas pelo uso não autorizado de obra artística exposta em espaço público, por uma grande empresa de roupas.

E o que é a vida sem amigos? A união faz a força e cada um dos parceiros da Homegrown toma conta do que sabe fazer melhor. As exposições acontecem em diferentes superfícies como painéis, módulos e até um ônibus, curadoria da própria HG; as atrações musicais ficam com o Só Pedrada Musical do dj Tamenpi, a Agência Macro com a comunicação visual e branding; o I Love XV cuida das oficinas de skate, campeonato de ‘best trick’, o ‘malote-trick skateboard’; já a oficina de grafite fica a cargo do Espaço Rabisco, o trio do Rio Ramp Desing cuida da cenografia e finalmente, a recém lançada revista eletrônica O Cluster fica a cargo do conteúdo, produzindo e publicando em tempo real tudo que rola por lá.

Arte Core  Foto: Henrique Madeira
Arte Core
Foto: Henrique Madeira

PROGRAMAÇÃO

Artistas de rua (curadoria Homegrown):

PAINÉIS –
COMBONE (RJ) / MARINA ZUMI (SP) / FLIP YUNG (SP) / ATSUO NAKAGAWA (JAP) / FEFE TALAVERA (SP) IZOLAG (RJ) / BRAGGA (RJ) / DERLON ALMEIDA (PE)

PAINÉIS MAIORES –
TITI FREAK (SP) / SANTA CREW (RJ) – Swk / Duim / Smael / Fins

PAINEL MODULAR- FLAVIO SAMELO (SP)

CONTAINERS – ONIO( BSB) / IPEK (BSB)

INSTALAÇÕES – MARCELO MENT (RJ)/ JOÃO LELO (RJ) / BRUNO BIG (RJ) / MARCELO JOU (RJ)/ METON (RJ)

ÔNIBUS 1001 CUSTOMIZADO – Fleshbeck Crew – TOZ / BR / PIA

Exposição de fotografias skate-arte (curadoria Ronaldo Land)
Rene Jr / Ronaldo Land / Dalmo /Ademar Luquinhas /Alex Carvalho

Música (curadoria Só Pedrada Musical)

Dia 18 de Outubro:
Bangarang Sound System (DJ Set) (12h-14h)
Ambassodors (The Groov) (14h-15h)
DJ Abud (SP) (15h-16h)
DJ Machintal (16h-17h)
DJ Tamenpi (17h-18h)
DJ PG (SP) (18h-19h15)
Show: Elo da Corrente (SP) (19h15-20h)

Dia 19 de Outubro:
Digitaldubs (DJ Set) (12h-14h)
CESRV (SP) (14h-15h)
DJ Tamenpi (15h-16h)
Marginal Men (Wobble) (16h-17h)
DJ Babz (17h-17h45)
DJ Soares (SP) (17h45-18h30)
DJ Jeff Bass (CWB) (18h30-19h15)
Show: Kamau (SP) (19h15-20h)

Skate
Malote -Trick Skateboard – Subvertendo o formato dos Best-Tricks, um dos personagens mais lendários do skate carioca, o “Palito”, se apresenta de terno, gravata e uma pasta cheia de dinheiro para distribuir entre os skatistas que mandarem melhor no rolé.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Oficina de Skate – Coordenação Carma Skate Shop – Jorge Cupim – Um dos skatistas lendários da Zona Norte com anos de experiência em dar aula de skate para crianças e adultos. 10h a 12h – LIVRE

Oficina de grafite – para todas as idades – ministrada pelo Espaço Rabisco – O participante aprende a linguagem do ‘graffiti art’ para representação da arte urbana utilizando adequadamente ins¬trumentos e suportes como, pinceis canetas e etc. Além da prática, compreende também as principais importâncias da historia, criação e estilo para o desenvolvimento da identidade artística urbana. Dia 18 – 10:30h – 20 vagas – LIVRE / Dia 19 – 12:30 – 20 vagas – LIVRE

Vídeo sobre o Arte Core :

http://vimeo.com/105436550

http://vimeo.com/103473882


Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio / Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo