Patrícia Hill Collins: mulher negra e representatividade!

Créditos: Reprodução Internet.

 

Na próxima semana Patricia Hill Collins, uma grande intelectual e acadêmica, que estará no Brasil para debater sobre suas elaborações acerca da questão racial, mulheres negras, racismo. Estão sendo organizados diversos eventos, principalmente no que se trata sobre a temática das mulheres negras e todos os desafios que estão associados ao viver numa sociedade patriarcal, racista e heteronormativa.

Todos os eventos programados estão superlotados e com filas de espera, o que causa muita felicidade a todxs ativistas e militantes no combate ao racismo e elaboradorxs sobre a questão racial, pois conseguimos observar o quanto a representatividade importa e nos permite discutir questões importantes com quem sabe do que se trata nossa dor.

Infelizmente, não serão eventos muito grande, até mesmo porque nunca há patrocínio. Patrícia Hill Collins tem muitos textos sobre a mulher negra e um, em especial, me tocou muito, que é o Estrangeiro de Dentro (assim traduzido para o português). Ali ela aborda sobre como nos sentimos sempre estrangeiras aonde quer que estejamos e que por isso precisamos sempre questionar tudo que ouvimos, vemos e fazemos, pois tudo, tudo mesmo nos coloca como subordinadas e oprimidas e questionar pode nos levar a compreender nossas opressões e lutar para sair delas.

Essa grande intelectual é uma das tantas negras que elaboram e que não invisibilizadas, mas é nossa tarefa também fazer ecoar seus escritos à todxs. E espero que você leitora e leitor se empolguem e busquem saber quem é essa mulher maravilhosa, tenho certeza que ficarão muito satisfeitxs e encorajadxs a lutar contra todas as formas de opressões.