Papo Reto “Defiça”

Roda de conversa Papo Reto Defiça

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, hoje 3 de dezembro a Taiane Marquês de 34 anos cria do Morro do Turano, no Rio de Janeiro é uma mulher que idealizou o Papo Reto Defiça, uma roda de conversa para pessoas com deficiência.

A favela “abraça” as deficiências

Ser deficiente na cidade do Rio de Janeiro não é para amadores e quando a pessoa mora em favela ou melhor no morro, o que deveria ser a maior barreira nos surpreende de verdade, saber que em sua narrativa Taiane Marquês afirma que a favela sempre foi socialista, pois ela sempre foi “abraçada” e a favela não a excluiu.

Deficiência, Raça e Gênero

Ela afirma que o debate com relação a deficiência é social e a pauta que Taiane Marquês defende é referente a Deficiência, Raça e Gênero. Na qual mulheres negras como ela trazem a reflexão da opressão que o Estado dissemina, principalmente na questão dos acessos a Cidade (ruas, calçadas irregulares e transporte publico precário) e atendimento na rede publica de saúde precário gerando diagnóstico tardio.

Transformações e potencias

Todas essas questões, tornou Taiane Marquês uma ativista, ela possui Miopatia Nemalínica e utiliza cadeira de rodas. Ao idealizar a Roda de Conversa Papo Defiça ela começou a trocar experiência com outras pessoas de periferias e favelas com deficiência e muitas transformações aconteceram ao compartilhar potencias e não só a dificuldade.

Capacitismo, racismo e machismo

Atualmente Taiane Marquês tem bastante seguidores em suas redes sociais em sua maioria mulheres com deficiência. Ela expõe que o Capacitismo (ações preconceituosas para com as pessoas deficientes) é muito pior que a deficiência e quando isso se une ao racismo e ao machismo precisa ser combatido.

Com muito estudo incluindo curso e especializações da Universidade de Santa Catarina Taiana Marquês é um porta voz de politicas publicas e luta por uma sociedade mais inclusiva. E ela afirma que quando era mais jovem na favela nunca deixou de curtir um baile.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

 

 

 

Artigo anteriorRecife recebe Feira Literária Infantil
Próximo artigoHistória da origem do bairro Cobi de Baixo e Cobi de Cima
Monica Xavier
Empreendedora de Sonhos! Essa frase me define um pouco, Mônica "Combatente" Xavier é a mãe do Malcolm e da Aysha. Moradora de Vigário Geral - RJ, neta de nordestinos, filha de costureira, rapper, ativista social, formada em Gestão de Marketing, generalista em Direitos Humanos, comunicação, cinema, produção cultural e Mentora em Marketing Digital Sustentável (um conceito de marketing baseado nos 3 pilares da sustentabilidade , são eles: Social, cultural e ambiental. Logo a sustentabilidade significa sobrevivência e nossos valores aquilombados ancestrais nos potencializam em meios aos desafios dos ambientes hostis das periferias e favelas com objetivo de transformar mazelas em oportunidades propositivas). Atualmente estou no programa de empreendedorismo social D.A.M.A.S - Dedicadas A Movimentar Ações Sustentáveis. Sou voluntária do IDI, do PASES-RJ, AEFERJ e Diretora Executiva da Getsemani Produções. E sigo empreendendo sonhos e transformando realidades!!! @combatentexavier