História da origem do bairro Cobi de Baixo e Cobi de Cima

Cobi de Baixo em Vila Velha no Espírito Santo

A história sobre o nome dado ao bairro Cobi de Baixo no Espírito Santo, surgiu de um dos primeiros moradores que se chamava Cobiniano Sales, pai de Ormindo Sales e Avô de Jair Sales.

História dos primeiros moradores da região

O senhor Jair, último neto vivo do senhor Cobiniano, veio a falecer em maio de 2021 aos 92 anos (residente naquele local). Seu Cobi, como era conhecido, foi um dos primeiros moradores, se não o primeiro.

Descendente de índio e negros escravizados, era um homem de baixa estatura, mas que tinha uma força física admirável. Cobiniano aterrou uma grande área naquele local, atual Rua Beira Rio, onde reside até hoje grande parte dos seus descendentes.

Moradores da região da grande São Torquato, sempre se referiam a baixada que beirava o Rio Marinho como: “vou lá no Cobi” , “vou lá na casa do Cobi”, “fica perto do Cobi”, daí inicialmente surgiu ainda de maneira informal o bairro Cobi.

Referencias de localização criada pelos moradores

Após algum tempo com essa referência pessoal daquele local, populares começaram a chamar a área do morro acima do bairro de Cobi “de cima” para diferenciar da parte baixa e logo após a referência de Cobi “de baixo” também prevaleceu.

Atualmente ainda residem vários moradores antigos no Bairro, que poderão atestar e afirmar a origem do nome do bairro, e não como dizem que foi devido a árvore “Pau Jacaré”, conhecida por “Cobi-de-Serras” (Piptadenia Jonoacontha), que nunca foi predominante nem há registro desta espécie atualmente naquele local.

Esta é a verdadeira referência sempre dita pelos moradores mais antigos (grande maioria já falecidos), por isso, aqui reacende essa chama histórica, para que ela nunca se apague. Cobi Vive!!!

 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas