Papai Noel Negro estimula a representatividade nas crianças cariocas

A escolha de Papais Noéis negros segue uma tradição da ONG Favela Mundo, reforçando a importância da representatividade para as crianças das favelas do Rio de Janeiro.

A iniciativa começou pela comunidade do Caju, mostrando a importância da diversidade e da representatividade, com a participação do dançarino e capoeirista, Felipe Canela, que vestiu a roupa do bom velhinho e fez a alegria das crianças.

Além de momentos de alegria e diversão, a Favela Mundo reforça seu compromisso com a educação, presenteando todas as crianças com livros. Felipe destaca que além da importância da representatividade, a ação incentiva a leitura em uma época de redes sociais.

“É uma alegria ver a emoção da garotada que está aqui se divertindo, realizando o sonho de conhecer o Papai Noel e ainda ganhando esse presente incrível que é a leitura”.

Festa em outras comunidades

A Favela Mundo também levou o espírito natalino para a Cidade de Deus, com Rodrigo França, diretor de cinema e teatro, ator, roteirista e escritor de livros como: o pequeno príncipe preto, o pequeno príncipe preto para pequenos e pretagonismos. Para Rodrigo: “poder presentear com a representatividade que não tive me estima a ser um Papai Noel negro. Precisamos, cada vez mais, trazer exemplificações positivas, mesmo lúdicas. Isto cria uma imagética poderosa de autoestima para cada criança negra, pois somos beleza, inteligência e potência” refletiu França que participa há 7 anos da ação.

Este mês as ações ocorreram em três comunidades do Rio de Janeiro em que crianças receberam a visita do bom velhinho e foi feita a distribuição de livros. E, na última quarta-feira (13), foi a vez do escritor Ricardo Jaheem.

Favela Mundo tem reconhecimento da ONU

Fundada em 2010, a ONG Favela Mundo é a única entidade no país reconhecida pelas Nações Unidas como um “Modelo de Inclusão Social em Grandes Cidades”. Esse reconhecimento ocorreu durante o evento World Cities Day, em Nova York. Além disso, a Favela Mundo representou o Brasil em nove eventos internacionais, incluindo três na ONU.

A ONG Favela Mundo desenvolve atividades que ajudam a alcançar as seguintes metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: 4, 5, 8, 10, 16.