Observatório de Favelas lança exposição “AFETOS – favela, aldeia e quilombo”

"AFETOS - favela, aldeia e quilombo". (Foto: João Roberto Ripper).

O Observatório de Favelas, através do Programa Imagens do Povo, lança no dia 19 de agosto, a Exposição Fotográfica: “AFETOS – favela, aldeia e quilombo”.  Com curadoria de Francisco Valdean e Thiago Ripper, a exposição celebra o Dia Mundial da Fotografia e reúne 32 imagens do fotógrafo João Roberto Ripper. A exposição ficará aberta à visitação na Galeria 535, localizada na sede do Observatório de Favelas, na Maré.

A mostra tem como tema principal o afeto e apresentará imagens de representações importantes de lugares populares como favelas, aldeias indígenas e quilombos. Ripper que, em parceria com o Observatório de Favelas, fundou em 2004 o Programa Imagens do Povo, dedica sua vida à documentação da vida social desses três territórios populares.  Toda a exposição será em preto e branco, que marca a estética do artista.

Francisco Valdean, um dos curadores da exposição e coordenador técnico do Programa Imagens do Povo, destaca com alegria o privilégio de desenvolver cada fase de construção deste trabalho ao lado do artista e de seu filho, Thiago Ripper, que também assina a curadoria de Afetos.

“Fazer a curadoria da exposição “Afetos favela, aldeia e quilombos” é antes de tudo uma felicidade muito grande. Ripper é uma ponte importante de ligação entre as imagens dos povos das periferias urbanas e rurais e faz isso com sua pedagogia do afeto. Thiago Ripper e eu chegamos nestas coleções de imagens que exibiremos na exposição Afetos, em parceria com o próprio Ripper. A curadoria que conta com a generosidade do mestre em todas as etapas, desde a escolha do tema até a linguagem do preto e branco.” – destaca Valdean, que assina a curadoria ao lado de Thiago Ripper.

A Exposição Fotográfica: “AFETOS – favela, aldeia e quilombo”, do Programa Imagens do Povo, é apresentada pelo Ministério do Turismo. Tem patrocínio da IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco, Cyrela, Colgate, MR Mineração e SmartFIt , por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Itaú Cultural. Realização: Observatório de Favelas, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas