Dia do Patrimônio Cultural

Crédito: Cintiacamila

O dia 17 de agosto, foi escolhido em homenagem ao historiador e jornalista, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico) em 1937.

O Instituto é responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos. A data é importante para conscientizar a população sobre a preservação dos patrimônios nacionais.

Como forma de garantir a preservação dos bens históricos, o Senado aprovou o PLS 128/2016, do então senador Antônio Anastásia e relatado por Lasier Martins (Podemos-RS), que aumenta a pena para quem pichar ou degradar monumentos tombados para de um a três anos de prisão, além de multa.

Uma forma de proteção ao patrimônio cultural mais conhecida é o Tombamento -que pode ser feito pela administração federal, municipal e estadual.

Alguns dos principais bens culturais que são tombados pelo IPHAN no Brasil ficam localizados nas seguintes regiões:


 Pelourinho (Salvador/BA);
 Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR)
 Centro Histórico de Ouro Preto (Ouro Preto/MG);
 Conjunto Arquitetônico de Paraty (Paraty/RJ);
 Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro/ RJ);
 Parque Nacional Serra da Capivara (São Raimundo Nonato/PI);
 Centro Histórico de Olinda (Olinda/PE);


O dia do Patrimônio Histórico é marcado por varias ações em toda região do país, com objetivo de intensificar a conscientização social quanto as responsabilidades com o patrimônio.

Em Salvador, entre os dias 17 e 20 de agosto

acontecerá a terceira edição da Jornada do Patrimônio Cultural Salvador, com o tema: O Legado da Semana de 22 na Soterópolis.

O evento é tem o objetivo de discutir as influências e as inspirações provocadas pela Semana de Arte Moderna na produção do patrimônio cultural da capital baiana.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Fundação Gregório de Mattos.

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas