“O Universo Também Sou Eu”. Julho das Pretas, com Lívia Passos

O Museu Nacional de Enfermagem- Munean, recebe na próxima terça-feira, 25, a palestrante Livia Passos, mulher negra, artista visual, que através de suas vivências e ancestralidade aborda as múltiplas identidades de mulheres negras na sociedade, com o tema: O Universo Também Sou Eu.

O evento será às 10h, na sede do Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN), localizado no Pelourinho, Centro histórico de Salvador, e faz parte da celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino- Americana e Caribenha, que representa o marco internacional de luta e resistência vivenciadas por mulheres negras no enfrentamento a discriminação racial e social.

A data rememora o primeiro encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado na República Dominicana, em 1992, cujo objetivo era propor a união entre essas mulheres e denunciar o racismo e machismo.

As inscrições para a palestra já estão disponíveis no Instagram do MUNEAN @munean_oficial , o link está na nossa Bio.

Soteropolitana, Lívia Passos é artista visual,  formada como técnica de enfermagem e colaboradora da Agência de Notícias das Favelas.

Iniciou seu processo artístico à partir de um trabalho de conscientização quanto a coleta seletiva de resíduos hospitalares.

Ela participou de exposições nacionais e internacionais como: Bienal Internacional de Arte NAIF, em Socorro-SP; Arte de todos para todos, edição virtual – Portugal, Mostra de Arte NAIF na Literatura, em Parati-RJ e III Mostra de Arte Cultura Afro-Brasileira, edição virtual em Taubaté-SP.

Em sua poética aborda ancestralidade, desigualdades sociais e meio ambiente.

Artigo anterior“Episódios Poéticos”- Projeto Poético Musical
Próximo artigo“Juventude, Raça e Comunicação no Cenário Baiano”, seminário em Madre de Deus
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.