O “gatilho” que ganhou forte significado nas redes sociais

“Para, está me dando gatilho” que normalmente funciona alarmando os usuários sobre conteúdos sensíveis, agora aparece de maneira cômica nas redes preocupando especialistas da saúde mental.

Crédito: Reprodução

Na constante transformação da linguagem cibernética, novos termos com significados específicos são inseridos a todo o momento nas redes sociais, originando regras e ferramentas de convivência entre internautas.

A palavra “gatilho”, utilizada desde o marketing até as mídias sociais, tem um significado importante na área da informação. Conhecidos em inglês como “trigger warnings”, os alertas de gatilhos aparecem nas postagens para alarmar sobre conteúdos sensíveis como como abusos sexuais, violência e crimes de ódio, que podem despertar no leitor algum tipo de desconforto ou até mesmo dar início a uma crise.

Recentemente, o termo tem sido tema para criação de memes, causando preocupação em leitores e profissionais da área da psicologia.

Nas redes, tudo começou no instagram, quando uma usuária postou sobre uma brincadeira com seu pai e foi repreendida pelo comentário de uma seguidora ““Fui postar um áudio do meu pai super fofo me dando bom dia e a menina mandou eu apagar porque era gatilho ”, publicou a internauta que, sem saber, dava início a uma longa corrente de conteúdos e perfis relacionados ao acontecido.

A frase “para, está me dando gatilho”, agora é usada por internautas de maneira tão constante que em verdadeiros casos de um conteúdo sensível é difícil distinguir se é em tom cômico ou de seriedade. A situação preocupa usuários que frisam a relevância do termo e profissionais que trabalham em prol da saúde mental.

Crédito: Reprodução/Twitter

A psicóloga Mislene Gonçalves, idealizadora do projeto Conectarse que visa promover empatia nas redes sociais, afirma que o uso de termos sérios para construir memes nas redes é completamente normal, desde que limites para entender até quando brincar com eles sejam impostos.

“O gatilho emocional é tudo aquilo que pode te fazer reagir a algo, remetendo a memórias, sentimentos e emoções de uma situação dolorosa, marcante e até mesmo traumática. Obviamente não dá pra saber tudo o que poderia vir a ser um gatilho negativo para alguém, mas é preciso entender quando algo é um gatilho específico somente para um indivíduo, como o caso da menina que respondeu a foto no instagram ou quando é algo que pode vir a atingir várias pessoas como um vídeo publicado contendo cenas de abuso”.

Foto: Reprodução/Twitter
Crédito: Reprodução/Twitter

A profissional ainda aponta que se divertir nas redes é essencial para manter o ambiente saudável, por mais que para alguns pareça irrelevante, regras como essas ajudam a tornar a navegação confortável para todos os usuários.

Um exemplo da importância desse alerta é a recente mudança nas classificações de filmes e séries. Antes só se indicava a idade. Atualmente, a partir de lei de 2018, há descrições que alertam para temas fortes retratados nas obras — explica Eduardo Nepomuceno, chefe do serviço de classificação indicativa do Ministério da Justiça em entrevista para o GaúchaZH.

A separação e reconhecimento de termos e expressões usadas nas redes é de extrema importância para o emocional dos usuários, por isso é importante entender a sensibilidade do que é postado publicamente.