NUDEM e SINJORBA realizam Cine Debate: Empoderamento Feminino

O Núcleo de Defesa das Mulheres da Defensoria Pública do Estado da Bahia (NUDEM) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas ProfIssionais da Bahia (SINJORBA), convida para mais uma edição do Cine Debate: Empoderamento Feminino, nesta sexta-feira, 22, às 13h30, na Sala Walter da Silveira, Rua General Labatut, n. 27, Barris, em Salvador, com entrada gratuita.

O Cine Debate exibirá o filme Barbie (2023). Após a exibição do filme, haverá debate com convidadas, a diretora do SINJORBA Fernanda Gama e a Subdefensora geral Soraia Ramos. Com a mediação de Letícia Peçanha, coordenadora do núcleo da equidade racial da DPE- BA.

Durante todo o mês, a Comissão de Mulheres do Sinjorba também visita colegas jornalistas nas redações de veículos e assessorias. “Conversamos sobre o trabalho da Comissão, falamos sobre as ações do sindicato e esclarecemos dúvidas. Além disso, as visitas são uma forma de a entidade se aproximar da categoria”, finaliza a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda.

O projeto “Cine Debate” promove o acesso da população à produção cinematográfica, através da exibição de filmes, documentários e vídeos que abordem temas ligados aos direitos humanos e que têm relação direta com a realidade dos casos acompanhados pela Defensoria.

Após a exibição, é realizado um debate que estimula defensores públicos, servidores, estagiários e todo o público presente a refletirem sobre a temática abordada durante a sessão.

O projeto foi iniciado em Itabuna, sede da 4ª Regional, em 2018, voltado para o público interno, com debates de temas relacionados aos direitos humanos, a exibição de um documentário ou filme, seguida de uma palestra ministrada por um defensor, trazendo uma reflexão sobre temas pertinentes a atuação da Defensoria.

A realização do Cine Debate oferece um meio alternativo de aprendizado, fortalecendo o verdadeiro significado da Defensoria Pública, que é o contato com o público.