Escolas Criativas Boca de Brasa realizam formação cultural na periferia de Salvador

As Escolas Criativas Boca de Brasa Gantois e Malê estão com inscrições abertas até o dia 27 de março para formações artístico-culturais gratuitas na periferia de Salvador, em oficinas voltadas para Serviços Criativos, Linguagens Artísticas e Técnicas de Espetáculos. Inspiradas pelo provérbio africano “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”.

A iniciativa é uma parceria do Instituto CEAFRO – ICEAFRO e a Fundação Gregório de Mattos, e vai oferecer 90 horas de capacitação. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário online no site iceafro.org.br.

Para completar o percurso formativo, os estudantes devem cumprir no mínimo 70% da carga horária, passando por etapas que incluem formação básica, formação específica obrigatória e optativa, além de atividades complementares.

A Escola Criativa Boca de Brasa ICEAFRO Malê está localizada no território de Itapuã, oferecendo cursos de Turismo Cultural e Comunitário, Música Percussiva, Figurino e Adereço Sonorização e Dança Afro. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, na sede do Bloco Afro Malê Debalê – Itapuã.

Já a Escola Criativa Boca de Brasa ICEAFRO Gantois, vai disponibilizar formações em Audiovisual e Fotografia, Música Percussiva, Sonorização, Contrarregragem e Gastronomia, de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30, no Centro Comunitário Mãe Carmen do Gantois – Federação, no mesmo horário.

O projeto, coordenado por Fabíola Aquino, com coordenação pedagógica de Nazaré Lima e direção artística de Val Soriano, é financiado pela Prefeitura de Salvador, via Fundação Gregório de Mattos, como resultado da proposta do ICEAFRO no Edital 06/2023 Polos Criativos Boca de Brasa.

SAIBA MAIS SOBRE O BOCA DE BRASA

Em 1986, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) lançou o Boca de Brasa como uma iniciativa itinerante para levar apresentações artísticas aos bairros periféricos. Coordenado por Bertrand Duarte e Walter Seixas Jr., o projeto tornou-se um marco na promoção cultural em Salvador. Em 2013, passou por uma transformação ao ser relançado como Espaço Cultural, estabelecendo cinco locais fixos em diferentes regiões da cidade. Essa mudança ampliou o alcance do projeto, consolidando sua presença como um importante agente de fomento cultural na comunidade.

Entre 2013 e 2017 foram realizadas 21 edições, contemplando 20 bairros com mais de 120 oficinas, que beneficiaram cerca de 2.300 agentes, envolvendo mais de 30 grupos nas culturais e 260 artistas nas apresentações realizadas para um público de mais de 42.000 pessoas. Em 2017, o Boca de Brasa passou por uma mudança, sendo transformado em Espaços Culturais.

Em um primeiro momento, foi lançado o edital Espaços Culturais Boca de Brasa que contemplou 03 espaços geridos por organizações da sociedade civil, para realização de ações formativas e de oportunidade pelo período de um ano, sendo eles: Pracatum (Candeal), JACA – Juventude Ativista de Cajazeiras (Cajazeiras) e Programa Avançar (Bairro da Paz).A partir de 2018, a Prefeitura também iniciou a implantação de Espaços Culturais Boca de Brasa em diversas regiões da cidade: Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360 (Vista Alegre, desde 2018), Espaço Boca de Brasa CEU de Valéria (Lagoa da Paixão, desde 2018), Espaço Boca de Brasa Centro (Barroquinha, desde 2019) e Espaço Boca de Brasa Cajazeiras (Cajazeiras X, desde 2020).

Em 2019, o edital foi relançado, selecionando outros quatro espaços culturais da sociedade civil: Circo Picolino (Pituaçu), Associação Quabales (Nordeste de Amaralina), Casa do Sol (Cajazeiras) e MUNCAB (Centro).Em 2022, a FGM fechou parceria com o SESI – Serviço Social da Indústria, onde foi implantado o Boca de Brasa Cidade Baixa, em funcionamento no Centro Cultural Sesi Casa Branca (Itapajipe).

A partir deste ano, a FGM firmou parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda, dando origem aos Polos Criativos Boca de Brasa, que assumem um conceito mais amplo do que os limites do Espaço Boca de Brasa, atuando como zonas territoriais que concentram atividades formativas, de produção, articulação, difusão, circulação e fruição cultural, reverberando para o seu entorno os resultados dessas atividades.

Os Polos operam a partir do tripé Escola Criativa Boca de Brasa, Espaço Boca de Brasa e Festival Boca de Brasa. Para 2024, está prevista a implantação de 5 novos espaços Boca de Brasa, sendo dois já em fase de implementação a partir de parcerias com o Organizações da Sociedade Civil – Bloco Afro Malê Debalê (Abaeté) e Centro Comunitário Mãe Carmen / Terreiro do Gantois (Federação); e outros três serão implantados ao longo do ano em parceria com a SMED, na Brotas, Liberdade e São Marcos.