Negra, periférica e nordestina: nova direção da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Crédito: Karla Boughoff

Jade Beatriz, 20 anos, negra, estudante de cursinho pré-vestibular, criada no Bairro Ellery, periferia de Fortaleza, filha de empregada doméstica e de comerciante, foi eleita diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), durante a realização do 44º Congresso da UBES (Conubes), em Brasília.

A estudante vai presidir a entidade nos próximos dois anos, e foi eleita com 84,79% dos votos pela chapa “De mãos dadas para defender a escola e o Brasil”.

Eleita em um congresso que teve o lema “Pra fazer do Brasil uma sala de aula”.

Jade representou a UBES em Fortaleza, dedicando-se à campanha “Se Liga Hein”  para que jovens brasileiros entre 16 e 18 anos tirem o seu título de eleitor.

Ela estuda para o vestibular e sonha em ser a primeira da família a entrar no ensino superior. Seu desejo é cursar Jornalismo em uma universidade federal do país.

Faz parte da UJS (União da Juventude Socialista), foi responsável pelas redes sociais da entidade no Ceará e diretora de Cultura da ACES (Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas).

Objetivos da nova diretora

Defesa da escola como instrumento e meio para a transformação social.

Realizar campanhas e articulações com secretarias de ensino e no Congresso para que a verba destinada ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) seja utilizada de maneira relevante.

Fortalecer e ampliar o nosso ensino técnico, os cursos pré-vestibulares e a ampliação de escolas indígenas.

Mobilização pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) permanente.

Crédito: Karla Boughoff

Perfil de Jade Beatriz

Aos 13 anos, a estudante já fazia parte do teatro, criava rimas e participava de batalhas de rap. Organizou protestos na Escola Estadual de Formação Profissional Dona Creusa do Carmo Rocha contra a qualidade do ar condicionado nas salas de aula e da merenda oferecida.

Foi uma das fundadoras do primeiro grêmio da sua escola com o nome de Frida Kahlo e do qual foi presidenta.

Participou de sua primeira manifestação pelas Diretas Já, logo após o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em 2018, esteve presente nos atos #EleNão, mostrando toda a força das mulheres, e também foi figura fundamental nas manifestações de 2019, chamadas de “Tsunami da Educação”.

Em 2020, foi candidata a vereadora de Fortaleza, sendo a mais jovem candidata na época.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas