Museu da Pelada: PAIZÃO!!!

O português Antônio Lima de Brito sempre foi viciado em futebol e viajava quilômetros para prestigiar o seu Fluzão. Descarregava a ansiedade em vários maços de  cigarros até que um dia, pulmões fracos, foi para o vestiário mais cedo. O vazio foi enorme, mas o filho Isaías e o amigo Paulo Barros deram uma bicuda no baixo astral e encontraram uma divertida forma de eternizá-lo: criaram um time de pelada com o seu nome, o A.L. Brito.

– Conseguimos atingir o nosso objetivo e hoje o A.L. Brito é sinônimo de respeito – vibrou o presidente Paulo Barros, em nosso encontro, no Sapê Esporte Clube, em Rocha Miranda, onde treinam duas vezes por semana e disputam alguns torneios.

Mas os adversários não imaginavam que a homenagem fosse levada tão a sério! Os caras montaram um timaço e logo no primeiro campeonato, em 2001, no Mania de Bola, em Oswaldo Cruz, paparam o título. Era o Torneio das Empresas e o A.L. Brito entrou porque Isaías também tem uma loja de material de construção com o mesmo nome. Foi goleada atrás de goleada e logo o time virou atração em Rocha Miranda, onde também destacam-se o Sapê Esporte Clube, de Marcelo Malheiros, o Sapê Show, de Vaguinho, e o Serrote, de Linhares.

– Isaías e Paulo Barros realmente montaram um grupo de altíssimo nível! – atestou André Lazzagna, dono do clube Mania de Bola.

Mas Rocha Miranda não era suficiente para o A.L. Brito e a rapaziada começou a ser convidada para participar dos concorridíssimos torneios da Liga de Fut7. Rodaram o Brasil e, em 2009, ganharam três títulos em um dia: o da Série B do Campeonato Carioca de Fut7, no Cabana da Serra, e dois de futsal, a Copa Dinamite, em São Januário, e a Copa Bento Ribeiro. Imbatíveis!!!! Claro que nesse dia eles dividiram-se em três grupos e, no fim da tarde, a comemoração pegou fogo no Sapê Esporte Clube.

– Logo no primeiro ano conseguimos passar para a primeira divisão da Liga de Fut7 – recordou, orgulhoso, Isaías, que divide a presidência com Paulo Barros.

No início, a base do A.L. Brito era Isaías, Paulo Barros, Alan, o cracaço do salão Maurição, Elias, Kadu, Lomanto e Lazzagna. O destaque é o irreverente Ceta, um espécie de Túlio Maravilha, artilheiro do time em todas as competições disputadas. No dia de nossa visita ao Sapê Esporte Clube, o craque estava inspirado, o que chamou a atenção de Guilherme Careca Meireles, fotógrafo goleador de nossa equipe.

– Esse cara tem o meu estilo – comentou ele com Paulo Barros, que preferiu não contrariá-lo, mas, precavido, mandou suspender a cerveja do lambe-lambe.

Paulo Barros, junto com PH, do Ellite, do Aterro, foi um dos primeiros peladeiros a nos enviar mensagem sugerindo uma visita ao Sapê, ponto de encontro de boleiros. Há quatro anos!!! Ê visitinha demorada, mas valeu!!! No clube, totalmente reformado por Marcelo Malheiros, estão exibidas, na parede do bar, fotos de Ronaldo Fenômeno, Romário, Vagner Love, Léo Moura, entre outros. Romário foi de helicóptero e Marcelo precisou montar uma logística ninja para recebê-lo: a aeronave pousou no terreno de uma empresa de ônibus. Tudo por uma pelada!!!!

– A galera do A.L. Brito está entre nossas estrelas – afirmou Marcelo Malheiros, para delírio dos boleiros.

E são estrelas mesmo! Em 2011, carimbaram o título de campeão brasileiro de clubes do Fut7!!! Rocha Miranda foi abaixo mais uma vez!!! O artilheiro Ceta costuma brincar dizendo que dorme na sala porque o quarto está abarrotado de troféus e medalhas.

– Vamos comer lasanha???? – gritou o cozinheiro Baiano MMA.

Claro que todos correram na direção de André Lazzagna. Quem iria desperdiçar uma piadinha dessas? Mas tinha lasanha mesmo e estava uma delícia! Guilherme Careca Meireles deu um tempo na dieta e caiu dentro! Wilsinho, Alexandre, Juninho, Turu, o goleiro Trajano, Leandro, o cracaço Rodrigo Guerra, ex-América, Durval e Vaguinho  fizeram fila e aprovaram. Amigos!!!! Paulo Barros exibiu a tatuagem do A.L. Brito. Isaías e Ceta, também. Na carne, no coração! A resenha no Sapê não tem hora para acabar. Caia o temporal que for, terça e quinta é religioso. Ganhando ou perdendo, a rapaziada bate ponto e se diverte. Isaías se esbalda. O paizão, saudoso Antônio Lima de Brito, a razão de tudo, partiu mas também deixou seus ensinamentos tatuados na mente da rapaziada: a filosofia da felicidade, da união, da grandeza e da paixão.