Movimento “Salve o Casarão da Várzea”, em Recife, promove evento cultural

Casarão da Várzea em Recife, antigo Hospital Magitot.

Imagem divulgada na página do evento/ Salve o Casarão da Várzea

No próximo sábado (26), a partir das 14 horas, acontecerá na Várzea (bairro da zona Oeste do Recife), o Dia das Bruxas do Casarão. O evento está sendo organizado pelo Movimento Salve o Casarão da Várzea, que vem há algum tempo trazendo propostas de revitalização e utilização do espaço para promoção de cultura, arte e sociabilidade entre os (as) moradores (as) do bairro.

Segundo a página do movimento “O Dia das Bruxas do Casarão” é uma ação sociocultural que trará intervenções artísticas em diversos tipos de segmentos, como música, esporte, teatro, dança, games e artes visuais.

A principal intenção dessa ação é semear e ramificar a conscientização crítica popular pela causa da revitalização do Casarão e pela construção do Mercado Público Cultural da Várzea, desejos do bairro que perduram há décadas.

A festa será à fantasia e terá como ingresso a doação de um quilo de alimento não perecível (preferencialmente feijão e leite). O evento também se propõe a desenvolver uma roda de conversas voltadas ao Outubro Rosa, a fim de conscientizar e alertar acerca do câncer de mama.

O Casarão da Várzea, ou Casarão Magitot, é um prédio histórico construído em 1905. Foi sede do primeiro hospital odontológico da América Latina, o Hospital Magitot, em meados da década de 60.

Na década de 80, uma família morou nas dependências do terreno e lá ficou até ser despejada em 2013 pela atual gestão da Prefeitura do Recife, sob promessa de construção do Mercado Público da Várzea. Em maio de 2015, o Casarão se tornou um Imóvel Especial de Preservação da cidade do Recife.

Ainda em 2015 foi noticiado que havia uma licitação para construção do Mercado no terreno onde se situa o casarão. No entanto, não houve nenhum apontamento de restauração do Casarão. A mobilização “Salve o Casarão da Várzea” é pela restauração do Casarão e para que ele sirva como um dispositivo social para a comunidade e os grupos culturais da Várzea.

O Casarão da Várzea fica próximo à Praça Pinto Dâmaso, mais conhecida como Praça da Várzea – a localização está aqui, neste link. Mais informações sobre o movimento e o evento podem ser obtidas acessando a página do Salve o Casarão: facebook.com/salveocasaraodavarzea/

ERRATA: na noite do dia 25, o casarão foi interditado. Por isso, o evento deverá ser realizado na Praça da Várzea.